Embaixador da Federação Russa encontrado morto em Maputo

Avatar By Redacao Mai 12, 2024
Embaixador da Federação Russa encontrado morto em MaputoAlexander Surikov

O embaixador da Federação Russa em Maputo, Alexander Surikov, foi encontrado sem vida em sua casa na noite de ontem, em circunstâncias estranhas.

Uma Nota da Polícia a que “Carta” teve acesso dá conta que “quando eram 23:00 do dia 11/05/2024, o Piquete Operativo Sede, através da 4a Esquadra da PRM Cidade de Maputo (Esquadra dos Diplomatas) tomou o conhecimento da existência de um caso relacionado com corpo sem vida, cujo finado era o Embaixador da Federação da Rússia, que em vida respondia pelo nome de Alexander Surikov”.

A equipe técnica do PIQUETE-SEDE observou que o corpo já estava na gaveta número cinco da morgue do Hospital Central de Maputo, conforme mencionado na nota.

O corpo não foi autopsiado ainda, seguindo instruções da Rússia, conforme documento citando o cônsul Yuri Doroshenkov, acompanhado pelo encarregado de segurança da embaixada, presentes na morgue.

A polícia de Moçambique recebeu instruções para não realizar exames ou autópsia no corpo. No entanto, a equipe técnica tirou fotos do corpo na gaveta, presumindo que a morte foi súbita e de causa indeterminada.

Alexander V. Súrikov nasceu em 1956. Em 1978 formou-se no Instituto Estatal das Relações Internacionais de Moscovo. Doutorou-se em Economia (PhD).