Cabinda: FLEC-FAC acusa as FAA de executar sumariamente civis inocentes em Tando-Nzinze

Avatar By Redacao Abr 24, 2024
Cabinda: FLEC-FAC acusa as FAA de executar sumariamente civis inocentes em Tando-Nzinze

Na noite de sábado 20.04 a domingo 21.04.2024, as Forças Armadas Cabindesas (FAC) atacaram posições das FAA na aldeia de Tchiobo, em Tando-Nzinze. De acordo o comunicado da FLEC-FAC, 6 soldados das FAA foram neutralizados e vários ficaram feridos.

Além da perdas humana, as FAC também dizem ter recuperado armas abandonadas pelas FAA, juntamente com documentos estratégicos valiosos. Conforme a imagem abaixo:

Cabinda: A FLEC-FAC acusa as FAA de executar sumariamente civis inocentes em Tando-Nzinze

A situação se agravou na manhã seguinte, quando as FAA realizaram uma operação punitiva contra a população civil de Tchiobo. Relatos indicam que quatro civis inocentes foram mortos e sete ficaram gravemente feridos durante o ataque, que forçou a população local a fugir em direcção à fronteira da RDC, na área de Mbaka-Nkosi.

O Estado-Maior General das Forças Armadas Cabindesas emitiu um ultimato aos soldados de origem cabindesa que foram forçados a integrar as FAA. O ultimato insta esses soldados a se juntarem à resistência liderada pelas FAC, alertando sobre as consequências iminentes caso não o façam.

Também pode ser do seu interesse: