PR João Lourenço compra avião para esposa

Avatar By Redacao Mai 2, 2024
PR João Loureenço compra avião para esposaJL já gastou meio bilhão de dólares em compra de aviões

O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, aprovou a aquisição do último modelo da aeronave Bombardier Global 7500 para uso da Primeira Dama, Ana Dias Lourenço. Vendido por 75 milhões de dólares, o Bombardier Global 7500 é um luxuoso jato executivo de longo alcance com 19 lugares. A entrega estava prevista para novembro de 2023.

Documentos consultados pelo Club-K, atestam que no 17 de abril de 2015, a Presidência da República já havia adquirido, por meio da empresa ME Aviation Limited, a aeronave Bombardier Inc. Global 6000, pelo valor equivalente a USD 62.500.000,00. Paralelamente, o então presidente Eduardo dos Santos dispunha de um Bombardier de matrícula D2-ANH, que usou apenas três vezes. Um outro modelo idêntico, de matrícula D2-ANJ, era utilizado pela antiga primeira-dama, Ana Paula dos Santos.

JES tinha fobia de avião desde que, durante uma viagem ao Rio de Janeiro, um dos motores da aeronave 737 falhou. Ao contrário de JES, o seu sucessor, João Manuel Gonçalves Lourenço, é conhecido como um apaixonado pelos céus. Dois anos após chegar ao poder, Lourenço se desfez de três aviões presidenciais da Boeing, modelos 707-300 e 700-200, optando por adquirir a sua própria frota.

Inicialmente, o Presidente Lourenço alugava aeronaves, como fez em março de 2018, quando fretou por 200 mil dólares americanos um aparelho para transportar a sua filha Jéssica Lorena Dias Lourenço, que foi ter o bebê em Washington.

Nos últimos anos, Lourenço se fazia transportar no luxuoso Boeing 787-8 VIP, alugado à empresa chinesa HNA que cobrava 64 mil euros por hora, chegando a gastar por ano mais de 44 milhões de dólares no aluguel deste avião considerado o mais luxuoso do mundo.

Cansado do aluguel, o presidente decidiu no ano passado comprar esta aeronave dos chineses, que custa 320 milhões de euros. A petrolífera estatal Sonangol, por meio de sua subsidiária SONAIR, foi a empresa que desembolsou os fundos para a compra da luxuosa aeronave presidencial, que agora sobrevoa com a matrícula 2-DEER. A gestão da aeronave presidencial foi confiada à companhia aérea Etihad de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

De acordo com consultas, desde que chegou ao poder, o Presidente João Lourenço já gastou cerca de meio bilhão de dólares em serviços e compras de luxuosas aeronaves presidenciais. A conclusão é apoiada nos cálculos do avião para a Primeira-Dama (75 milhões de dólares), do luxuoso Boeing 787 (320 milhões de euros), custos de aluguel (mais de 44 milhões de dólares) e outros custos operacionais. Nas suas viagens, além do seu Boeing 787, Lourenço é acompanhado por outras duas aeronaves: uma que transporta os seguranças e outra, o jato de matrícula P4-BFK, da empresa BestFly, que transporta os operativos do Serviço de Inteligência Externa (SIE), que o acompanham nas viagens. Club-k