INAC regista 347 denúncias de violência contra crianças na última semana

Avatar By Redacao Mai 8, 2024
INAC regista 347 denúncias de violência contra crianças na última semana

O Instituto Nacional da Criança (INAC) recebeu, na última semana, 347 denúncias de violência contra crianças, com destaque para abuso sexual, agressão física e exploração de trabalho infantil, ocorridos em diferentes províncias de Angola.

O relatório semanal do INAC assegura que as denúncias foram assinaladas nas províncias de Luanda, Moxico, Zaire, Kuando Kubango, Bié, Lunda-Sul, Malanje, Benguela, Cabinda, Namibe, Huíla, Cunene, Lunda-Norte e Kwanza-Norte.

Quanto aos casos recebidos, 163 foram de fuga à paternidade, 65 de exploração de trabalho infantil, 46 de agressão física, oito de negligência e abandono de criança e quatro de abuso sexual.
O relatório refere ainda que a província de Luanda foi o epicentro das ocorrências com um total de 85 denúncias, segue-se a província de Benguela com 50 queixas.

No município de Viana, em Luanda, dois adolescentes de 12 e 14 anos foram, durante algum tempo, vítimas de agressão física praticada pela tia com quem residem, o caso foi encaminhado para as autoridades policiais.

Na província de Benguela, uma menina 13 anos foi abusada sexualmente por homem que começou a aliciava com dinheiro. O caso está com a direcção municipal da Baia-Farta do INAC, e a vítima está a ser acompanhada por um psicólogo.

E no Bengo registou-se um caso de tentativa de rapto de um recém-nascido. De acordo com a denúncia, trata-se de uma jovem de 21 anos, e residente em Luanda, que durante 9 meses, forjou uma gravidez e, para apresentar o bebé ao marido, tentou roubar uma criança a uma parturiente,
conforme o Novo Jornal noticiou, na semana passada. NJ