Os reformados da função publica estão a ser roubados – Maria Luisa Abrantes

Avatar By Redacao Mai 5, 2024
Os reformados da função publica estão a ser roubados

Numa das minhas abordagens , perguntei , se os reformados estariam a ser roubados . Parte da resposta chegou-me agora , se não for ” fake news “o comentário abaixo, de Carlos Rosado de Carvalho, posto a circular pelos internautas.

Uma das afirmações seria , de que o Estado teria comprado 20% das ações da MOVICEL . Não encontrei nas minhas pesquisas a quem pagaram . A não ser que o General Kopelipa ( os pares estão salvaguardados), tenha passado as ações para um “testa de ferro” . O General Kopelipa teria um processo e a comunicação social púbica alardeou, que iriam retirar-lhe tudo, que fosse alavancado com dinheiros do Estado , (no caso SONANGOL) .

Teria por acaso acontecido , como na venda das ações da PUMANGOL , onde o triunvirato ( Manual Vicente, Dino e Kopelipa ) , foi regiamente pago pelo actual Executivo , por algo que não pagaram ao Estado e já teriam sido constituídos arguidos por crimes de ” colarinho branco”?

Será por erro no sistema informático, que em vez de cobrarem ao triunvirato ainda lhes pagem?

E onde estão os 390 milhões de dólares , da venda de 10% das acções na TRAFIGURA (ficou com 5%) , que o General Dino vendeu , durante o mandato do actual Chefe do Executivo ? ( vide OBSERVADOR , 28/9/2021 ) .

Afinal, o Executivo prometeu e bem , retomar as privatizações dos activios do Estado, porque ” menos Estado, melhor Estado ” , para captar receita e o PR até declarou, após a sua tomada de posse em 2017 , que encontrou os cofres vazios . Mas faz o contrário , para salvaguardar os interesses de quem?

Nessa senda , em Janeiro de 2018 , possivelmente por ordens superiores , iniciou-se a desvalorização acelerada do Kwanza , precedida da medida de desindexação do kwanza ao dólar .

Porém , o despesismo com luxos exagerados ( luxos na miséria ) , como compra de frotas de viaturas topo de gama , aluguer de aviões topo de gama, etc. . Enfim , andam todos ” esticados ” , ‘a custo do dinheiro do bolso dos contribuintes. Em linguagem corrente , tratando-se de um homem a viver à custa de uma mulher, ou vice-versa , dir-se-ia , que nos andam a ” xular “.

E que culpa tem os reformados?

Como poderemos verificar no quadro abaixo, Em 2016 o salário mínimo nacional, desde 2014 , nos termos do Decreto Presidencial no.144/14 de 9 de Julho, variava entre AOA 14.496.000,00 e AOA 229.995,00 ( USD 229,99 ).

De acordo com o Decreto Presidencial no . 145/14 , o salário mínimo dos pensistas foi fixado em Kz 21.416,50 ( USD 219.00 /duzentos e dezanove dólares) . Actualmente esse valor é equivalente a USD 25.62 ( vinte e cinco dólares e cinquenta e dois cêntimos ) . Isto é ; o salário mínimo com a inflação e o poder de compra a multiplicar , vale 10 vezes menos em 2024 do que há 10 anos atrás.

A isto não se chama retroceder . A isto chama-se estar no fundo do poço , ou com a corda ao pescoço , prontos para se enforcarem . E’ só ver o acontece com a população que disputa os contentores do lixo diariamente , algo jamais visto nem durante o período de guerra .

O salário máximo , actual , de AOA 607.874.000,00 , que até 2017 , seria equivalente a cerca de USD 6.078,74 , hoje equivale a 674,00 euros ( USD 727,00 ) . Isto é; REDUZIRAM AS PENSÕES JA’ PAGAS PELOS PENSIONAIS AO CAMBIO ANTIGO EM MENOS DE 90 VEZES . Isto é um roubo .

Hoje , o salário máximo e as pensões máximas em Angola ( Já HÁ MUITO BEM PAGAS E RENDERAM BONS JUROS, são inferiores ao salário mínimo em Portugal, que é de USD 780,83 . A excepção da Guiné Bissau, Angola é o país dos PALOP , com o menor salário mínimo , o que é vergonhoso.

Por favor , rogo aos Poder Executivo, para relectir mais e melhor país com consultoria nacional , a menos que pretendamos entrega-lo em futuras eleições , a alguém naturalizado dos que nos invadem , ou proveniente de uma ilha dos PALOP .