BAI convoca assembleia ordinária e coloca um conjunto de “restrições” aos accionistas

Avatar By Redacao Fev 27, 2024

O presidente da Mesa da Assembleia Geral do BAI convocou os accionistas do banco para uma sessão ordinária do órgão, para a 27 de Março, na qual os sócios do maior banco angolano em activos vão analisar seis pontos, destacando-se o relatório de gestão e contas e o parecer do conselho fiscal relativos ao exercício de 2023.

Segundo a convocatória publicada no Jornal de Angola e assinada por Domingos de Lima Viegas, antigo administrador da petrolífera Sonangol, os accionistas irão ainda olhar para a aplicação dos resultados de 241 milhões USD obtidos no ano passado e, por fim, analisar a alteração da política de remuneração dos membros dos órgãos sociais.

O documento, que estabelece as regras que regerão o encontro dos banqueiros do BAI, indica um conjunto de exigências para quem pretenda participar, devendo estes manifestar interesse, por escrito, ao presidente da Mesa da Assembleia Geral.

Por exemplo, aos sócios que, isoladamente ou agrupados, detenham acções com valor correspondente a pelo menos 5% do capital social da instituição e tencionem incluir na agenda de trabalho outros temas, é-lhes obrigado a submeter o assunto cinco dias seguintes da última publicação da convocatória.

Nesta reunião, os sócios deverão requerer que lhes sejam prestadas informações de que necessitem para formar uma opinião fundamentada sobre os assuntos em cima da mesa. Porém, a equipa de Luís Rodrigues Lélis pode recusar-se a prestar aquelas informações susceptíveis “de causar grave prejuízo ao BAI ou a outras sociedades com ele coligadas, ou se a sua prestação implicar uma violação de segredo imposto por lei”.

O BAI dá ainda nota de que os titulares de número de acções que não lhes confira direito de voto poderão agrupar-se de forma a complementar o mínimo exigido (5%), fazendo-se representar por um deles, “por outro accionista ou por outra pessoa com capacidade jurídica plena na Assembleia Geral”.

Na assembleia geral realizada a 9 de Agosto de 2021, o BAI alterou os seus estatutos, visando a qualificação como sociedade aberta e iniciou o processo de Oferta Pública de Venda (OPV), tendo a admissão à negociação das acções ocorrido no dia 09 de Junho de 2022, tornando-se, assim, na primeira empresa cotada na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA). Telegrama