CMC e BNA alinham estratégia de supervisão

Avatar By Redacao Abr 12, 2024
CMC e BNA alinham estratégia de supervisão

A Comissão do Mercado de Capitais (CMC) e o Banco Nacional de Angola (BNA) assinaram na passada terça-feira, 9 de Abril, em Luanda, o “Memorando de Entendimento no Domínio da Supervisão das Instituições Financeiras Bancárias que actuam no Mercado de Valores Mobiliários e Instrumentos Derivados”..

O acordo que foi assinado pelo Governador do Banco Nacional de Angola, Manuel Tiago Dias e a Presidente do Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Capitais (CMC), Andreia Vanessa Simões, versa as directrizes para as acções de supervisão directa e indirecta, de transferência dos serviços e actividades de investimento em valores mobiliários e instrumentos derivados das Instituições Financeiras Bancárias, ou seja, bancos comerciais.

Também pode ser do seu interesse:

A nota indica que o principal objectivo deste avanço conjunto é o de “mitigar eventuais conflitos de dupla supervisão”, lê-se.

Citada na nota, a PCA da CMC, Andreia Vanessa Simões exaltou a relevância de uma supervisão eficiente, “que garanta a protecção dos investidores, a integridade dos mercados e a eficiência do Sistema Financeiro”, afirmou.

Por sua vez, o Governador do Banco Nacional de Angola, Manuel Tiago Dias referiu que “o protocolo celebrado reforça a cooperação entre as duas instituições, sublinha a evolução do Sistema Financeiro Angolano, “na medida em que se observa maior protagonismo da BODIVA, das Sociedades Distribuidoras de Valores Imobiliários (SDVM) e Sociedades Correctoras de Valores Mobiliários (SCVM)”, apontou. Forbes África Lusófona