MPLA está a perder Malanje para a UNITA

Avatar By Redacao Mai 19, 2024
MPLA está a perder Malanje para a UNITA

Em 2018 Bornito de Sousa foi recebido com salva de pedras na província de Malanje e depois quando João Lourenço passsou por lá a luz elétrica foi duas vezes em plena reunião com o executivo local e com as autoridades tradicionais. Naquela altura, cogitava-se uma tentativa de Golpe de Estado porque o suposto Presidente não acreditou naquilo que estava a vivenciar.

Tentaram ligar o gerador da central de Malanje , mas não deu certo a luz havia restabelecido muito tarde quando todos já estavam em pânico.

Na sequência , foi detido o director da ENDE em Malanje bem como o director do Gabinete do Governador que eram os principais suspeitos pela intentona.

Ficou esclarecido mais tarde que a intenção não era fazer mal ao Presidente, mas sim chamar atenção ao Presidente que o Governador de Malanje na altura seu compadre Kwata Kanawa era um incompetente.

O governador era combatido pelos seus colegas do partido, inclusive dois deputados do MPLA eram acusados de patrocinarem protestos contra a governação do Kwata Kanawa.

Já em 2022, a UNITA que nunca teve deputado em Malanje conseguiu dois e o governador foi mudado, mas o povo continua a passar pelas mesmas dificuldades e como o MPLA perde rede a cada novo ano em Malanje, protagonizaram uma tentativa de assassinato ao deputado Carlos Xavier um dos principais responsável pela decadência do MPLA na terra da Palanca negra.

Basta de intolerância política em Angola.

A impunidade encoraja novos crimes.

Por Hitler Samussuku