Representante da JURA em França lança projecto cívico CALMA

Avatar By Redacao Mai 16, 2024
Representante da JURA em França lançar projecto cívico CALMA

Em um recente encontro com a comunidade angolana residente na França, Ndinga de Deus, conhecido por seu activismo em prol da alternância política em Angola, convocou os compatriotas para uma Assembleia Constituinte com o intuito de lançar um projecto cívico denominado CALMA (Colectivo de Apoio às Lutas e Mudanças em Angola), soube HOLD ON ANGOLA.

O CALMA visa unir os angolanos em apoio às iniciativas que promovam mudanças políticas no país. Durante o evento, Ndinga de Deus foi eleito presidente por unanimidade e sufrágio universal. Em seu discurso de posse, ele expressou solidariedade ao actual presidente da UNITA e afirmou que, em 2027, estarão observando atentamente o processo democrático.

“Nós, como povo, detemos a soberania e o direito legítimo de decidir o futuro de nossa nação por meio do voto. A nossa luta deve ser conduzida principalmente por meios legais, através das urnas, mas também devemos estar preparados para defender nossa legitimidade nas ruas, se necessário”, declarou Ndinga.

Também enfatizou a importância da seriedade, coerência e unidade entre os angolanos na busca pela alternância política, criticando a proliferação de novos partidos políticos e apelando para um engajamento responsável na esfera cívica.

O representante da JURA em França, aproveitou o momento para expressar preocupação com a perseguição enfrentada por vozes críticas ao governo de João Lourenço, mencionando casos de agressões e até mesmo assassinatos de militantes e deputados da UNITA, e questionando a resposta das autoridades policiais diante desses incidentes.

Por fim, Ndinga reiterou seu compromisso em unir a diáspora angolana para contribuir positivamente para o desenvolvimento do país, através do diálogo e da participação cívica construtiva.