BAI alinha com FGC e desembolsa 83 mil milhões kz para pequenos negócios

Avatar By Redacao Mai 17, 2024
BAI alinha com FGC e desembolsa 83 mil milhões kz para pequenos negócios

Banco Angolano de Investimentos vai desembolsar 83 mil milhões de kwanzas, no quadro de um acordo assinado esta Sexta-feira, em Luanda, com o Fundo de Garantia de Crédito.

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) vai desembolsar 83 mil milhões de kwanzas (98.7 milhões de dólares), no quadro de um acordo assinado esta Sexta-feira, em Luanda, com o Fundo de Garantia de Crédito (FGC).

O acordo, assinado no âmbito das Garantias de Apoio à Produção (GAP) e do Apoio aos Projectos Sustentáveis (LAPS), visa fomentar e facilitar o acesso ao crédito para a criação de micro, pequenos e médios negócios.

O administrador executivo do BAI, José Castilho, referiu que este acordo se enquadra no orçamento de crédito que o banco tem disponível para 2024, na ordem de 400 mil milhões de kwanzas (476 milhões de dólares).

“Logicamente, este acordo tem algumas nuances em função dos montantes e do género. Portanto, será enquadrado desta forma”, disse.

Já o presidente do conselho de administração do FGC, Luzayadio Simba, espera que haja mais bancos para que maior oferta de crédito, no sentido de apoiar mais empresas, reduzir os níveis de desemprego, garantir maior diversificação da economia e, consequentemente, alcançar a segurança alimentar.

“Nós já reduzimos bastante a burocracia no processo de concessão das garantias pública, hoje há mais promotores a bonecarem das garantias, mas o grande desafio que temos agora é aumentarmos a velocidade dos desembolsos, temos que trabalhar muito com os nossos parceiros, que é a banca”, frisou.

O responsável avançou ainda à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA que das 300 garantias já concedidas, 20% são provenientes da agência regional do Fundo de Garantia de Crédito, localizado no município do Lobito, em Benguela, que também atende as províncias do Huambo e Bié, no quadro de um programa de expansão dos serviços. Forbes África Lusófona