RDC: Forças de Defesa impedem tentativa de Golpe Estado em Kinshasa

Avatar By Redacao Mai 19, 2024
RDC: Forças de Defesa impedem tentativa de Golpe Estado em Kinshasa

As forças militares da República Democrática do Congo (RDC) frustraram este domingo (19.05) uma tentativa de golpe nas proximidades dos escritórios do Presidente Félix Tshisekedi, em Kinshasa.

A tentativa de golpe ocorreu nas primeiras horas da manhã, nos arredores da residência do ministro da Economia, Vital Kamerhe, na área de Gombe, ao norte da capital, próximo ao Palácio da Nação, que abriga os escritórios do Presidente.

“Uma tentativa de golpe de estado foi impedida pelas forças de defesa e segurança”, declarou o General Sylvain Ekenge numa mensagem transmitida pela televisão nacional.

Informações no terreno avançadas à DW dão conta de que uma tentativa de golpe foi liderada por Christian Malanga, ativista na diáspora, concretamente nos EUA, que foi morto, e ex-oficiais do exército.

Ekenge acrescentou que os “estrangeiros e congoleses… incluindo o seu líder”, envolvidos no ataque, não representariam mais uma ameaça. Ekenge não forneceu mais detalhes sobre a tentativa de golpe.

A situação estava calma ao final desta manhã em Kinshasa, relataram jornalistas da AFP.

Houve “um ataque armado” nesta manhã na residência do ministro da Economia, escreveu o embaixador do Japão em Kinshasa, Kidetoshi Ogawa, na rede X. Kamerhe “não ficou ferido… (mas) dois agentes da polícia e um agressor foram mortos, segundo fontes”, acrescentou.

O embaixador de França relatou tiros de armas automáticas no bairro, pedindo aos seus compatriotas que evitassem a área. VOA