Vencedores dos “Prémios Angola 35 Graus 2023/2024” – Uma noite épica de reconhecimento na inesquecível 16ª Edição

Prémios Angola 35 Graus 2023/2024Prémios Angola 35 Graus 2023/2024

Aconteceu na noite desta quarta-feira 31 de Janeiro, a 16.a edição do maior e mais prestigiado evento de reconhecimento do trabalho exemplar dos jovens angolanos até os 35 anos de idade. Os Prémios Angola 35 Graus é um projecto criado por Tchizé dos Santos, em 2008, com vista a celebrar e promover o talento dos jovens angolanos de até 35 anos de idade que se tenham destacado nas áreas de Economia e Negócios, Cultura e Artes, Ciência e Tecnologia, Destaque Acadêmico, Política e Sociedade, Comunicação Social, Promoção Internacional, Entretenimento, Música e Desporto, bem como Homenagens e um Prémio Carreira a cidadãos angolanos com mais de 35 anos, considerados referências para a juventude pela sua trajectória ou acção no seio da comunidade.

A apresentação da gala foi conduzida com mestria por Messias Quinguri e Sara Rodrigues, enquanto um corpo de júri composto por figuras proeminentes, incluindo Hadjalmar El Vaim  (Director da Revista Chocolate, desportista e CEO da Hadja Models), Mariano Caputo (CEO do portal Radar KIANDA), e a empresária e apresentadora de TV,  Petra Gama, desempenhou o papel crucial de eleger os vencedores nas diversas categorias.

CATEGORIA DESTAQUE ACADÉMICO (Coronel Bernardo)

CATEGORIA DESTAQUE ACADÉMICO (Coronel Bernardo)

Formado em Ciências Físicas, DIAVAVA ALEGRIA JOÃO BERNARDO, rumou aos caminhos da Educação e Ensino em 2012.

Com formação superior em Engenharia Electrónica de Telecomunicações, Contabilidade e Administração e Gestão de Recursos Humanos, Diavava é profissional do Ministério Educação e ensina Matemática e Física há 12 anos.

Mentor e actual Presidente da maior plataforma Nacional voltada às competições de Matemática “ANGOLA MATEMÁTICA TALENT” reunirá na baía de Luanda ainda este ano, 18 concorrentes em representação as 18 Províncias para a NACIONAL FINAL ANGOLA MATEMÁTICA TALENT, com o objectivo de encontrar o gênio do trono da Matemática em Angola.

Posteriormente, reunirá os melhores estudantes de cada País da vasta Lusofonia para uma competição internacional em Angola.

CATEGORIA DE MÚSICA (Chelsea Dinorath)

CATEGORIA DE MÚSICA (Chelsea Dinorath)

Chelsea Dinorath liderou a lista dos artistas mais ouvidos em Angola em 2023. A cantora conquistou o primeiro lugar, evidenciando sua popularidade entre o público angolano na plataforma de streaming.

No mesmo ano, disponibilizou o seu primeiro álbum discográfico intitulado “Catarse”. O álbum de 9 faixas musicais e que contou com as participações de Edgar Domingos, Kidy Wime, Lurhany e Agir.

Quantos aos sucessos, não precisamos mencionar, afinal, ouvimos todos os dias nas rádios, TVs e nas plataformas digitais.

CATEGORIA ENTRETENIMENTO (Cleyton Milionário)

CATEGORIA ENTRETENIMENTO (Cleyton Milionário)

Conquistar o público, entreter com sucesso uma audiência é uma verdadeira arte que nem todos conseguem dominar.

Na rádio, na televisão, nos palcos, na internet, um conjunto de novas vozes e rostos tem revelado todo o seu talento na arte de entreter os outros.

Em 2023, Cleyton M disponibilizou dois grandes sucessos que marcaram a sua nova jornada após desvincular-se da sua antiga produtora. Com os temas “Canadá” e “Stand Up” o artista provou que talento mais trabalho só poderia resultar em sucesso garantido.

Intérprete, compositor e showman, Cleyton Milionário é o verdadeiro entretenimento.

CATEGORIA DESPORTO (Childe Dundão)

CATEGORIA DESPORTO (Childe Dundão)

Childe Madaleno Fortuna Dundão é um basquetebolista angolano que joga no Petro de Luanda da Liga Angolana de Basquetebol e da Liga Africana de Basquetebol. Com 1,67 m, ele joga como armador.

Foi dos mais destacados jogadores de 2023, tendo conseguido os seguintes feitos:

  • Entrou para EquipeLiga de Basketball Africano Ball League ( 2023 )
  • Campeão da Liga Angolana (2023 )
  • vencedor da Taça de Angola (2023)
  • MVP da Final da Taça de Angola (2023)
  • Líder de assistências da Liga Angolana (2023)

CATEGORIA ECONOMIA E NEGÓCIOS (Radassa Puentes)

Dentista altamente qualificada e Mestre em Administração e Negócios pela Universidade Isabel 1 de Barcelona, Radassa Puentes tem certificações em compliance e finanças pela Universidade de Harvard.

Seu percurso profissional iniciou em 2012 no centro oftalmológico do Hospital Geral de Benguela e, desde 2014, atua como dentista no Centro de Medicina e Reabilitação Física. Simultaneamente, lançou seu empreendimento, Smile Dente & Estética, onde é diretora clínica e dentista.

A sua missão como empresária no ramo da saúde sempre foi transformar sorrisos, focando na estética dentária e saúde bucal. Actualmente, a clínica tem duas unidades e está em fase de expansão no mercado Angolano. Além disso, ela possui diversos cursos, abrangendo áreas como marketing, finanças, camuflagem, Hylaropen, BB Glow, entre outros.

CATEGORIA CIÊNCIA E TECNOLOGIA (Fernanda Renée)

CATEGORIA CIÊNCIA E TECNOLOGIA (Fernanda Renée)

Fernanda Renée Samuel, reconhecida pela sua atuação relevante na defesa dos ecossistemas de mangais, foi nomeada Embaixadora Mundial para as Zonas Húmidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2023.

A Angolana recebeu ainda o Diploma de Mérito da União Africana pelo seu notável contributo na proteção da biodiversidade em África, numa cerimônia de distinção que ocorreu em Freetown, onde a ambientalista e engenheira angolana foi agraciada pelas mãos da Vice-Presidente da República da Gâmbia, Fatoumata Tambajang, e da Comissária da União Africana, Josefa Sacko, durante a conferência de celebração do Dia Africano do Ambiente.

Como fundadora do Projeto Otchiva, a ambientalista demonstrou liderança e dedicação na defesa dos ecossistemas de mangais, sendo esse empenho reconhecido não apenas nacionalmente, mas também internacionalmente pela ONU.

CATEGORIA POLÍTICA E SOCIEDADE (Dra. Stella Constantino)

CATEGORIA POLÍTICA E SOCIEDADE (Dra. Stella Constantino)

Licenciadoa em Medicina, percebeu desde cedo o encanto que as páginas de um livro podem carregar e permitiu-se viver entre a magia da literatura e a realidade da Medicina, tendo, em 2018, estreado na literatura. Epecialista em Ginecologia e obstetrícia, Pós-graduada em agregação pedagógica e Mestranda em Reprodução assistida, Stella Constantino fundou o projecto educacional Tudizola , com foco n a pobreza menstrual.

Com o projecto de sucesso “FertiMulher” ela inspira outras mulheres e mostrar que podem alcançar o seu máximo potencial se estiverem em colaboração. O projecto destina-se também a ajudar mulheres no quadro da saúde reprodutiva, mas também do ponto de vista financeiro, psicológico, emocional, de autoestima, condicionamento físico e nutrição.

CATEGORIA COMUNICAÇÃO SOCIAL (Indira Silva – ZAP Viva)

CATEGORIA COMUNICAÇÃO SOCIAL (Indira Silva - ZAP Viva)

Indira Silva, uma figura notável no cenário da Comunicação Social, conquista merecidamente o título de vencedora na categoria. Desde sua entrada no canal ZAP VIVA em 2017, através de um concurso de talentos, Indira vem se destacando pelo profissionalismo, postura e domínio notável do set.

Sua trajetória é marcada por conquistas significativas, começando em 2020, quando recebeu o reconhecimento como a melhor repórter do Canal.

Demonstrando versatilidade, em 2023, Indira foi premiada como a melhor apresentadora juvenil de entretenimento. Agora, mais uma vez, ela é celebrada e destacada em sua área de atuação, consolidando sua posição como uma das personalidades mais brilhantes na Comunicação Social.

CATEGORIA CULTURA E ARTES (Canal Canuca TV)

CATEGORIA CULTURA E ARTES (Canal Canuca TV)

A Canuca TV é aposta inovadora que promete diversão e aprendizagem, inspiradas na cultura e beleza singulares de Angola. O canal apresenta-se com uma proposta forte de educação e entretenimento, comprometendo-se a estimular a criatividade, a curiosidade e o desenvolvimento saudável das crianças.

A Canuca TV, visa ser um pilar no crescimento sociocultural dos mais novos, promovendo uma combinação de animação, música e estilo, sempre com a diversão e a educação de mãos dadas.
Para além de apresentar desenhos animados conhecidos internacionalmente, a Kanuca TV promete enriquecer a programação com produções angolanas.

CATEGORIA DESTAQUE INTERNACIONAL (Baptista Miranda)

CATEGORIA DESTAQUE INTERNACIONAL (Baptista Miranda)

O vencedor ou a vencedora desta categoria é o YouTuber e influenciador digital Baptista Miranda – uma das 100 personalidades mais influentes da lusofonia, de acordo com a POWERLIST 100 promovida pela BANTUMEN e diferentes plataformas de comunicação lusófonas.

Entretanto, a sua história no campo digital nem sempre percorreu a estrada do sucesso. Natural da província de Benguela, trilhou um percurso notável como YouTuber, apesar de sentir pouco apoio da imprensa angolana referente ao seu trabalho.

A sua ascensão chamou a atenção de influentes figuras brasileiras das redes sociais, como Felipe Neto e o famoso podcast Flow Podcast.

Para os angolanos, as suas conquistas são motivo de orgulho e representam a esperança de alcançar sonhos e abrir portas para outros

PRÊMIO CARREIRA (Yola Araújo)

PRÊMIO CARREIRA (Yola Araújo)

Senhoras e senhores, nesta noite mágica , temos a honra de celebrar uma verdadeira lenda do cenário musical angolano.

Com 26 anos dedicados de forma incansável à arte, ela deu início à sua carreira a solo em 2001 com o álbum ‘Sensual’, conquistando corações com êxitos como ‘I Just Wanna Love You’, ‘Luanda Serena’ e ‘Dance’. A sua trajetória brilhante continuou a iluminar-se com o lançamento de ‘Um Pouco Diferente’, onde, sob a produção de Heavy C, tornou-se a única artista com mais de 5 músicas a ecoar por todo o território angolano.

Com o disco de prata nas mãos, fruto da venda de 50 mil cópias, ela não só conquistou os ouvidos, mas também os corações de uma nação apaixonada pela sua música.

‘Diferente e Mais um Pouco’ em 2010 consolidou-a como uma artista inquestionável, dissipando dúvidas e afirmando a sua permanência no panteão musical. Hoje, neste evento Angola 35 graus, é com imensa honra que entregamos o merecido “prémio carreira” a uma mulher cuja música transcende gerações e deixa uma marca indelével na história da música angolana.

Mas, acreditam que com tantos êxitos ainda foi desacreditada? Pois é, com o advento das mídias sociais, essa artista foi alvo de insultos e desrespeito a sua brilhante carreira, onde o seu talento foi posto à prova.

HOMENAGEM (Rui Mingas)

Numa noite que ressoou as notas eternas da música angolana, reunimos-nos para prestar uma homenagem póstuma a uma verdadeira lenda música e da cultura angolana.

Rui Mingas, cuja presença física já não está entre nós, continua a viver através da melodia da sua música que ressoa nos corações de todos aqueles que tiveram o privilégio de ouvir as suas canções atemporais. Nascido em 1942, ele não apenas testemunhou a evolução da música em Angola, mas moldou-a com a sua voz inconfundível, as suas composições cativantes e o seu amor inabalável pela arte.

A sua contribuição para a riqueza musical angolana transcende o tempo, e é com profundo respeito e gratidão que prestamos esta homenagem merecida a um artista cujo impacto perdura nas notas que tocam as nossas almas.

Revê os vencedores da Edição passada: Prémios “Angola 35 Graus” distinguem os melhores de 2022/2023