Ruanda supostamente pede ao Reino Unido a extradição de suspeitos de genocídio de 1994 em troca de acordo migratório

Avatar By Redacao Abr 29, 2024
Ruanda supostamente pede ao Reino Unido a extradição de suspeitos de genocídio de 1994 em troca de acordo migratório

A imprensa britânica relatou que dentro de três meses, o Reino Unido extraditará os primeiros migrantes ilegais para o Ruanda, como parte de um acordo migratório. Este acordo vê a extradição de cinco homens suspeitos de terem desempenhado um papel no genocídio de 1994 contra a minoria étnica tutsi como contrapartida.

A unidade de crimes de guerra da Scotland Yard lançou uma investigação sobre os cinco suspeitos, que vivem no Reino Unido, depois que o Supremo Tribunal de Justiça bloqueou o pedido de extradição de Ruanda por temer que os homens não pudessem se beneficiar de um julgamento justo lá.

Os cinco indivíduos, todos com cerca de 60 anos, poderão escapar ao julgamento se ocorrerem mais atrasos, disse o alto comissário do Ruanda aos meios de comunicação britânicos. Ele instou Londres a aplicar aos seus casos o mesmo compromisso que fez com o programa de deportação de migrantes.

Estima-se que mais de 800.000 tutsis e hutus moderados morreram durante os 100 dias de limpeza étnica perpetrada pelas milícias hutus em 1994.