Ruy Llera Blanes reconhece a capacidade intelectual do activista Samussuku: “Continuo a aprender com ele todos os dias”

Avatar By Francisco Muanza Nov 23, 2023
Ruy Llera Blanes e activista SamussukuRuy Llera Blanes e activista SamussukuRuy Llera Blanes enaltece o activista Samussuku

Ruy Llera Blanes, professor da Universidade Johannes Gutenberg em Mainz, Alemanha, escreveu no seu livro mais recente que Hitler Samussuku é “um activista com uma visão, dedicação, inteligência e integridade como poucas vezes viu na vida. Continuo a aprender com ele todos os dias.”

O livro foi publicado em Portugal pela famosa editora Tinta da China. O autor do livro “A Revolução Angolana no Século XXI” apresenta uma visão da democracia em Angola e das suas condições pós-independência, mas o foco central deste livro é o surgimento, em 2011, do movimento conhecido em Angola como “Revú”, do qual o activista Hitler Samussuku faz parte.

Vários outros aspectos do activismo e da democracia em Angola são discutidos neste livro, relembrando o protesto liderado pelo regime, então liderado pelo Presidente José Eduardo dos Santos, em relação à mobilização da sociedade civil, que resultou no chamado “15 +2 Processo”, durante o qual Samussuku, Luaty Beirão e outros activistas foram presos e acusados ​​de tentativa de golpe de Estado.

Samussuku é um dos activistas que valoriza muito à formação acadêmica, formado em ciências políticas pela Universidade Agostinho Neto e actualmente no Brasil à concluir o Mestrado em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília.

A Revolução Angolana no Século XXI