Embaixadora acusa jornalista Luzia Moniz de fazer activismo contra JL em Portugal

Avatar By Redacao Jun 7, 2024
Embaixadora acusa jornalista Luzia Moniz de fazer activismo contra JL em PortugalMaria de Jesus boicota celebração do Dia de África

A Embaixada da República de Angola na República Portuguesa decidiu boicotar a cerimónia oficial da celebração do Dia de África, que se realizou no dia 29 de maio no Lisbon Marriot Hotel. A decisão foi tomada em protesto contra a inclusão na lista de convidados da Dr.ª Luzia Moniz, cidadã luso-angolana que, segundo a embaixada, “faz activismo contra a mais Alta Magistratura e Governo da República de Angola, legitimamente eleito”.

Em comunicado enviado às demais missões diplomáticas do Grupo Africano em Portugal, a embaixada angolana explica que, em reunião realizada no dia 20 de março, os embaixadores africanos decidiram pela não inclusão da Dr.ª Luzia Moniz na lista de convidados. No entanto, a embaixada angolana constatou que a “referida cidadão se mantém na lista de convidados, confirmados até 17 de Maio”.

Considerando que a presença da Dr.ª Luzia Moniz na cerimónia “viola o princípio de promoção de Unidade, Solidariedade e Coesão entre os Estados previsto no Acto Constitutivo da União Africana”, a embaixada de Angola decidiu boicotar o evento.

No comunicado, a embaixada angolana reitera “a todas as Embaixadas do Grupo Africano acreditadas na República Portuguesa, os protestos da sua elevada consideração”.

A decisão da embaixada de Angola gerou reações divergentes. Alguns defendem o boicote, considerando que a presença da Dr.ª Luzia Moniz seria uma afronta ao governo de João Lourenço. Outros criticam a decisão, argumentando que a liberdade de expressão deve ser respeitada. In Club-k

Embaixadora acusa jornalista Luzia Moniz de fazer activismo contra JL em Portugal