Morreu músico Justino Handanga

Avatar By Francisco Muanza Mar 18, 2024
Morreu músico Justino Handanga

O músico Justino Handanga morreu nesta segunda-feira, em Luanda, devido a uma doença, conforme informações obtidas pela ANGOP.

A morte do artista, de 56 anos de idade, foi confirmada por uma fonte oficial, portanto, a notícia já se espalhou rapidamente.

Justino Handanga é um nome conhecido no cenário musical nacional, com uma extensa carreira e diversos sucessos. Ele nasceu em 1º de Janeiro de 1969, na aldeia de Ndoluka, comuna da Luvemba, município do Bailundo, na província do Huambo.

Ele lançou dois álbuns no mercado musical: “Ondjonguele Ya Telisiwã (Alvo Atingido)”, em 2004, e “Homenagem ao empresário Valentim Amões”, em 2011.

Em 2005, Justino Handanga ficou em 3º lugar no Top dos Mais Queridos da Rádio Nacional de Angola com “Paulina”. No ano seguinte, ficou em 5º lugar, compartilhando o palco com o saudoso músico Bangão.

Na década de 80, Justino Handanga começou sua carreira artística no concurso “Pio-Pio”, organizado aos domingos pela OPA no Bailundo, imitando músicos nacionais e internacionais, marcando os primeiros passos de uma notável jornada musical.

Aos 17 anos, ingressou nas ex-FAPLA e fez parte de um grupo musical da corporação, chamado “Pela Paz”, posteriormente alcançando reconhecimento internacional.

Conhecido por sucessos como “Ndumbalundo”, “Olonamba”, “Tenho saudades”, “Paulina”, “Carlito” e “Abílio”, Handanga juntou-se à Polícia Nacional de Angola em 10 de Outubro de 1992, após cumprir o serviço obrigatório nas Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA).