BFA GA e INAPEM criam “Fundo Kimbo” para jovens empreendedoras

Avatar By Redacao Mai 20, 2024
BFA GA e INAPEM criam “Fundo Kimbo” para jovens empreendedoras

“Fundo Kimbo” deverá oferecer facilidades de produto e financiamento adequados às necessidades das MPME, com um volume de projectos entre 20 e 100 por ano, com base nas especificidades de cada sector.

O Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e o BFA Gestão de Activos (BFA GA) assinaram nesta Sexta-feira um memorando de entendimento, com o objectivo de criar uma plataforma de tratamento diferenciado para as micro, pequenas e médias empresas do país através da criação de um fundo de investimento, denominado “Fundo Kimbo”.

O Kimbo tem a missão principal de financiar negócios liderados, sobretudo por jovens mulheres empreendedoras.

“O documento prevê que o INAPEM possa disponibilizar apoio técnico em matéria de capacitação empresarial aos gestores dos projectos que venham a ser contemplados pelo fundo. Este apoio técnico refere-se dentre outros, a conformação dos dossiers de crédito, por via da elaboração de plano de negócio, estudo de viabilidade e outras documentações que serão posteriormente analisadas pela Unidade Técnica de Projectos (UTP) criada para o efeito”, lê-se numa nota a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso.

Segundo o memorando, a BFA Gestão de Activos, deverá criar facilidades de produto e financiamento adequados às necessidades das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME), com um volume de projectos entre 20 e 100 por ano, com base nas especificidades de cada sector de actividade e localização geográfica de cada empresa, no sentido de incentivar o empreendedorismo e o crescimento empresarial em sectores prioritários.

Os sectores prioritários do Kimbo são o comércio e retalho, hotelaria e turismo, indústrias criativas, serviços (água e electricidade, ensino e formação, limpeza e saneamento, saúde, telecomunicações, transporte, indústrias de transformação, prestação de serviços, agroindústria, tecnologia da informação e comunicação e energias renováveis.