Zukuma: A revolução do novo gênero musical angolano criado pelo cantor Sapiyossi

Zukuma: A Revolução do novo gênero musical angolano criado pelo cantor SapiyossiA Vanguarda Sonora de Sapiyossi, uma Nova Expressão Musical AngolanaZukuma: A Revolução do novo gênero musical angolano criado pelo cantor Sapiyossi

Sapiyossi, o visionário músico angolano, deu um passo ousado na evolução da música africana ao criar o revolucionário estilo Zukuma. Essa fusão magistral de diversos elementos musicais não apenas transcende as fronteiras dos gêneros, mas também incorpora de maneira inovadora a riqueza cultural africana, especialmente angolana.

Definição e Significado

Definição: “Zukuma” é uma expressão musical inovadora que mistura vários ritmos e danças africanas, com influências predominantes do Kuduro de Angola e do Kwassa da República Democrática do Congo (RDC). Este estilo foi concebido por Sapiyossi em 1 de julho de 2022, 18:26, durante sua hospitalização no hospital “Saint-Jean” em Bruxelas, Bélgica.

Características Musicais do Zukuma

1-Batidas Cativantes:
2-Diversidade Melódica:
3-Letras Significativas:

Significado do Zukuma: Zouk, Kuduro, Kizomba, Kwassa, Kompa e Mapiano

Mais do que apenas uma combinação de letras, o termo “Zukuma” é uma declaração de identidade e inovação. Cada elemento do acrônimo representa uma influência musical específica, mas juntos, formam algo maior que a soma das suas partes. Zukuma é a celebração da riqueza e da diversidade da música africana, unindo tradição e vanguarda de maneira harmoniosa.

Origens e Raízes

Originário de Angola, o “Zukuma” incorpora elementos distintos de vários ritmos africanos, resultando numa sonoridade única e envolvente. A ideia surgiu durante a internação de Sapiyossi, tornando-se uma expressão terapêutica que transformou emoções negativas em positivas, com o objetivo de animá-lo diante da doença e promover a sua cura.
Características Musicais do Zukuma:

Batidas Cativantes: O “Zukuma” é reconhecido por suas batidas envolventes e ritmos energéticos, combinando elementos eletrônicos, percussão vibrante e influências tradicionais africanas para estimular a dança.

Diversidade Melódica: Este gênero abraça uma ampla diversidade melódica, incorporando melodias cativantes e harmonias que refletem a riqueza da música africana.
Letras Significativas: Assim como os seus predecessores, o “Zukuma” frequentemente apresenta letras que abordam questões sociais, culturais e políticas, tornando-se uma forma poderosa de expressão.

Estilo de Dança: Acompanhado por movimentos vibrantes e coreografias únicas, o “Zukuma” une elementos de dança contemporânea e tradicional, criando uma experiência visual fascinante.

Impacto Cultural e Global

Representando a diversidade cultural e a criatividade musical africana, o “Zukuma” tem o potencial de atrair audiências globais, contribuindo para a crescente influência da música africana internacionalmente.

Objetivo:

O objetivo do “Zukuma” é criar um estilo musical único na sua identidade, unindo diversos instrumentos acústicos, como bateria, percussão, marimba, guitarra, piano, violino, entre outros. Esta busca pela singularidade é evidente desde a produção instrumental até a dança, visando uma experiência completa e autêntica.

Produção instrumental e Desenvolvimento

A primeira produção de instrumental do “Zukuma” começou em Luanda, Angola, em 2022 e durou 8 meses com o término em 2023. Diversos produtores foram envolvidos, mas foi a “Cássias Produções” que, com seriedade e dedicação, superou o desafio. A primeira produção, concluída com 80% de sucesso, envolveu uma equipa talentosa liderada por Sapiyossi.

Produção Musical e videoclipe

A mesma obra-prima do estilo Zukuma, intitulada “I Don’t Have Money”, recebeu segmento da sua produção cuidadosa nos renomados Dada Studios em 23 de março de 2023. O videoclipe, uma peça visual meticulosa, foi produzido pela CF Production entre 26 e 28 de maio de 2023, envolvendo uma equipe de mais de 60 profissionais propriamente na Bélgica Bruxelas. A atenção aos detalhes destaca não apenas a musicalidade, mas também a narrativa visual única do Zukuma.

Crescimento Contínuo

Ao longo de 2023, o “Zukuma” já contava com cinco instrumentais produzidos por uma equipa dedicada nos Estúdios de Anderlecht, Bruxelas. O estilo continuará a registrar várias produções, convidando artistas a explorar essa onda sonora única e extraordinária.

Zukuma Label: Elevando Novos Talentos

Além de criar um novo estilo musical, Sapiyossi estabeleceu a Zukuma Label em 23 de dezembro de 2023, uma gravadora independente dedicada a promover não apenas o seu trabalho, mas também a ser uma plataforma para talentos emergentes da música no futuro.

Artigos e entrevistas recentes

Destaque na Big News Network, Rager Music, NyBreaking, Newsbreak, Hold On Angola, AngoPortal e outros. Siga este link (Instagram.com/sapiyossi/) e (Linkpop.com/sapiyossi) para actualizações recentes.

O Legado de Zukuma

O Zukuma é uma emocionante e inovadora tendência musical que continuará a evoluir e a se expandir, trazendo consigo a herança musical rica de Angola. Com as suas batidas envolventes, letras impactantes e estilo de dança cativante, o Zukuma irá conquistar admiradores em todo o mundo e contribuir para a diversidade musical global.