Educação: Um grito necessário na realidade angolana

Avatar By Redacao Jan 31, 2024
Ana Carina Dos Santos VieiraAna Carina Dos Santos VieiraAna Carina Dos Santos Vieira

Ana Karina, em sua recente publicação no Facebook, descreve com veemência uma realidade desafiadora em Angola, onde a educação parece estar longe de ser uma prioridade. A articulação incisiva da escritora destaca questões como a falta de investimento no setor educacional, o oportunismo político em comunidades durante as eleições e a falta de conhecimento da ministra da educação sobre o número de escolas no país.

A mensagem ressalta também as condições sociais precárias, onde famílias estão desestruturadas, a diversidade de opiniões é desrespeitada e mães solteiras se veem forçadas a buscar sustento em atividades como venda ambulante ou trabalho doméstico devido à ausência de medidas punitivas contra a fuga à paternidade.

Karina desafia os “letrados” a exigirem educação quando demonstrarem merecimento, enfatizando a desconexão entre as demandas educacionais e a realidade enfrentada pelo povo nas comunidades. A crítica é direcionada à necessidade de ações práticas e eficazes em prol da educação.

A reflexão da atriz e jurista se estende ao cenário desportivo, reconhecendo a façanha da seleção de futebol de Angola, os Palanca Negra, que, apesar das descrenças passadas, proporcionaram um momento emocionante. Ana Karina destaca a importância do apoio financeiro ao desporto, sugerindo que tais investimentos deveriam ter sido feitos anteriormente para colher mais alegrias no presente.

No entanto, ela adverte contra o oportunismo moralista e apela para uma abordagem mais activa e envolvente, convidando aqueles que têm críticas a se envolverem nas comunidades para contribuir com o crescimento. A atriz e jurista deixa claro que a responsabilidade não recai apenas sobre os jogadores, mas também sobre a sociedade como um todo.

Ao final, Karina envia uma mensagem de apoio aos Palanca Negra, instando-os a focarem em trazer a taça para Angola e a lembrarem constantemente de suas origens, sendo inspiração para muitos. Sua esperança é que o esforço até agora não seja em vão, e a força das terras da Palanca Negra esteja com a equipe.

Educação: Um grito necessário na realidade angolana