Cafunfo: Cidadão da RDC morto a tiro por agentes da empresa segurança da VISAPA

Avatar By Redacao Jan 29, 2024
Cafunfo: Cidadão da RDC morto a tiro por agentes da empresa segurança da VISAPACidadão da RDC morto a tiro por agentes da empresa segurança da VISAPACafunfo: Cidadão da RDC morto a tiro por agentes da empresa segurança da VISAPA

Um cidadão da República Democrática do Congo (RDC) foi atingido mortalmente com um tiro disparado por um suposto agente de segurança da empresa privada “VISAPA”, que controla casas de venda de diamantes no sector mineiro de Cafunfo, município do Cuango, província da Lunda-Norte.

O crime, que chocou a sociedade, aconteceu na sexta-feira, 26, perto das 20h00, na sequência de um desentendimento entre a vítima e o suposto agente de segurança.

Dados colhidos no local pelo O Decreto, dão conta que, o efectivo em causa trabalha na empresa VISAPA como segurança que protege os estabelecimentos comerciais na vila mineira de Cafunfo e, no dia em que atingiu mortalmente o cidadão da RDC exercia a guarda de um armazém de produtos diversos de um cidadão de nacionalidade eritreia, perto da Diocese de Cafunfo.

A vítima, que aparenta ter acima de 30 anos, é proveniente da República Democrática do Congo (RDC) e residia no sector de Cafunfo há alguns anos, cuja identidade não foi possível apurar. Os seus familiares ainda não foram identificados, o que segundo fontes, existem dificuldades para a realização de um funeral, mantendo assim o corpo na morgue do Hospital Regional de Cafunfo (HRC).

Os habitantes do Cuango e de Cafunfo, em particular, lamentam a situação e mais um assassinato na vila mineira, pelo que apelam às autoridades que façam justiça pela morte do cidadão da RDC e que ao mesmo tempo seja responsabilizado o presumível implicado.

Fontes do O Decreto, adiantam que, após o cometimento do crime, o agente de segurança VISAPA apresentou-se à 2ª Esquadra da Polícia de Cafunfo, onde supostamente se encontra detido aguardando que seja apresentado ao Ministério Público (MP).

Tentamos sem sucesso ouvir os responsáveis da empresa VISAPA. O Decreto