A Gala “Top dos Melhores da Madeira e Calemba” destaca e presta homenagem a talentos e personalidades notáveis

Avatar By Francisco Muanza Dez 27, 2023
Gala Top dos Melhores da Madeira e CalembaGala Top dos Melhores da Madeira e CalembaGala Top dos Melhores da Madeira e Calemba

No último sábado, dia 23 de Dezembro, a Mediateca 28 de Agosto, situada no Largo das Escolas, foi o epicentro da 5ª edição da renomada Gala “Top dos Melhores da Madeira e Calemba”. Este evento consolidou-se como um marco cultural nos distritos da Madeira e Calemba, proporcionando uma noite de entretenimento e reconhecimento, destacando diversas personalidades, incluindo o Presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Isaías Kalunga, entre outras figuras proeminentes. A cerimônia foi conduzida por Mag Gunza e Alarida Luvumbo, uma realização da “Associação Jovens da Madeira”.

A gala abrangeu mais de 10 categorias, onde os vencedores foram eleitos de maneira justa através de votação pública. Entre os destaques, Nobreza Mc recebeu, pela segunda vez consecutiva, o prêmio na categoria Rap do Ano, enquanto SUNDAY foi reconhecido como Rap em Ascensão em 2023. Na categoria Kuduro/Afro House, “Os Loirinhos” destacaram-se, superando seus concorrentes de maneira expressiva.

Outros vencedores incluíram Foca Jr na categoria Deejay, Morena Praia como TikToker/Influencer do ano 2023, e Ben Gonga, músico gospel, foi homenageado como Figura do Ano 2023 pela sua contribuição e talento no cenário musical angolano. Nas categorias de moda, Divua Muhongo foi o Fashionista Masculino, enquanto Tânia Gisela venceu na categoria Feminina.

O reconhecimento também se estendeu ao sector desportivo e empresarial, com Edgar Pedro, do Restaurante Edmarta, conquistando o prémio de Empreendedor do ano 2023. Célio Zua, pelo ASA, e Jacira Coimbra, pelo Inter Clube de Andebol, foram reconhecidos nas categorias Desportista Masculino e Feminino, respetivamente. O Evento do Ano 2023 foi atribuído ao “Saturday Golden by Golden Star e Keny Du”.

Além disso, figuras de destaque que não pertencem aos bairros habituais foram reconhecidas, como Milca Caquesse, administradora municipal de Luanda, eleita Líder Feminino do ano 2023 pela sua prática de governo inclusivo e participativo, e o Presidente do CNJ, Isaías Kalunga, premiado pelo trabalho em prol da união dos jovens.

Eng• Jackson Manuel representado o Presidente do CNJ Isaías Kalunga

O “Prêmio Responsabilidade Social” destacou três jovens locais pelo trabalho em prol dos bairros que os viram crescer, incluindo Dr. Alfredo Ferraz (Delegado provincial da Justiça e dos Direitos Humanos), Eduardo Romeu (Procenter) e João de Brito (Princidime).

Na área das ciências, os homenageados da noite foram Marco Zeca e Jonilson Correia, segundos classificados no concurso internacional de Robótica em Singapura, Ju Ba e Anisia, homenageadas por vencerem o último campeonato africano de Andebol Júnior feminino, o Coach Jorge pelo contributo para o desenvolvimento do andebol local e nacional, o Coach Casseca pelo basquetebol local e nacional, Caetano Manuel “Uragan”, Presidente da associação dos treinadores de Judô, Eng. Jackson Manuel pela incansável luta para o crescimento dos bairros e a equipa de futebol Calemba FC.

Ler mais: Lista do concorrentes para Top dos Melhores da Madeira e Calemba”- 5ª edição

Directora do Gabinete Jurídico da administração Municipal de Luanda Reprentando a Administradora Milca Caquesse