Inspecção Geral do Trabalho regista mais de cem mil infracções laborais em Angola

Avatar By Redacao Jul 2, 2024
Inspecção Geral do Trabalho regista mais de cem mil infracções laborais em Angola

Cento e 33 mil e 424 infracções à legislação laboral foram registadas, nos últimos cinco anos, no país, pela Inspecção Geral do Trabalho (IGT), soube, esta terça-feira, a ANGOP.

A informação foi avançada, em Luanda, pelo inspector-geral do Trabalho, Manuel Bule, adiantando que destas infracções 80,5 porcento registaram-se nos sectores do comércio, prestação de serviços, bem como da indústria extractiva e transformadora.

Segundo o responsável, que falava durante uma conferência de imprensa de lançamento da operação “Trabalho digno”, durante o período em referência a instituição registou igualmente sete mil e 466 acidentes de trabalho, dos quais 81 porcento leves, 17 % graves e dois % fatais.

De igual modo, disse, a IGT recepcionou, através do caal center da instituição, 18 mil e 48 denúncias, na sua maioria sobre más práticas nos locais de trabalho.

Em relação à operação “Trabalho digno”, explicou que a mesma terá início quarta-feira (dia três) e terá a duração de um mês, consubstanciada em visitas inspectivas específicas multissectoriais em várias empresas, estabelecimentos comerciais, entre outros, nas 18 províncias do país.

O programa, sob a coordenação da IGT, vai integrar o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), a Administração Geral Tributária (AGT), os serviços de Migração e Estrangeiro (SME) e de Investigação Criminal (SIC), assim como a Policia Nacional.

“A operação terá três fases, sendo que a primeira vai incidir-se nos ramos do comércio e das indústrias extractiva e transformadora. A segunda estará virada às áreas de segurança patrimonial e a terceira nos sectores mineiro, da construção civil e das obras públicas”, explicou. In ANGOP