Jornalistas exigem exoneração do Ministro da Comunicação Social por acusações de favorecimento

Avatar By Redacao Jun 16, 2024
Mário Oliveira

Um grupo de jornalistas, estudantes e membros da sociedade civil em Angola está a exigir a exoneração do ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTICS), Mário Augusto da Silva Oliveira. A demanda é motivada por alegações de “amiguismo” e “favorecimento” na atribuição de licenças de rádio FM, segundo informações do Portal de Notícias o Decreto.

A solicitação de afastamento de Mário Oliveira consta numa petição pública organizada por este grupo, que acusa o ministro de distribuir frequências de estações de rádio de maneira “discricionária” e baseada em “amiguismo”, prejudicando critérios objectivos e transparentes. De acordo com a petição, as práticas do ministro têm beneficiado indivíduos específicos em detrimento de outros.

Conforme apurou o Decreto, diversas solicitações de licenciamento de rádios foram enviadas ao MINTICS ao longo dos anos, mas muitas não receberam resposta por não serem de pessoas próximas ao ministro, o que levanta preocupações sobre a transparência do processo.

“Exigimos a exoneração de Mário Augusto da Silva Oliveira do cargo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, que atribui licenças de rádio FM com base no amiguismo e de maneira discricionária, favorecendo indivíduos seleccionados em detrimento de critérios objectivos e transparentes”, destaca o documento.

Os proponentes da petição ainda criticam o ministro por utilizar os órgãos de comunicação social financiados pelo governo como “relações públicas do Governo”. Eles instam o Presidente da República, João Lourenço, a agir com urgência para exonerar Mário Augusto da Silva Oliveira.

Os cidadãos interessados em apoiar a causa podem assinar a petição: Assina aqui