Jovens angolanos planeiam fuga com equipamentos do Censo para sobreviver à crise

Avatar By Redacao Jun 2, 2024
Jovens angolanos planeiam fuga com equipamentos do Censo para sobreviver à crise

De acordo com o Portal de Notícias “PONTUAL”, vários jovens estão a organizar-se em grupos privados no WhatsApp, mapeando estratégias detalhadas para garantir a fuga com os equipamentos valiosos. Segundo o site, este comportamento não é novidade em Angola, sendo recorrente em vários programas do governo que disponibilizam recursos para a população.

Em meio a uma grave crise de fome e desemprego, jovens angolanos que se candidataram para trabalhar como recenseadores e supervisores no próximo censo populacional e de habilitação planeiam fugir com os equipamentos fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Os candidatos, desesperados para sobreviver, prometem vender computadores, tablets e telefones para obter dinheiro e sustentar as suas famílias, denunciou o site PONTUAL

A falta de oportunidades e a necessidade urgente de recursos básicos exacerbam este sentimento de apropriação. As fontes do mesmo site revelam que alguns dos jovens envolvidos justificam as suas ações alegando que os equipamentos pertencem ao povo angolano, uma vez que foram adquiridos com dinheiro público.

O Instituto Nacional de Estatística enfrenta um desafio monumental para garantir a integridade do censo, essencial para o planeamento e desenvolvimento do país. A situação lança luz sobre a profunda crise socioeconómica que aflige Angola, onde a fome e o desemprego levam a medidas extremas de sobrevivência.