Luto: Morreu Imaculada Conceição Correia Gregório, vítima de doença

Avatar By Redacao Mar 19, 2024
Imaculada Conceição Correia Gregório

Morreu Imaculada Conceição Correia Gregório, especialista angolana em medicina aeronáutica, soube Hold On Angola.

Internacionalmente aclamada pela sua competência em fisiologia de voo, Gregório deixou um legado significativo como uma profissional dedicada à aviação civil, contribuindo para a elaboração de regulamentos técnicos essenciais para o funcionamento dos centros médicos aeronáuticos, além de ter desempenhado funções de supervisão na aviação civil.

A Dr.ª Imaculada Conceição Correia Gregório enfrentava há algum tempo a doença de Parkinson, condição progressiva e degenerativa que afecta o sistema nervoso, segundo fontes próximas. O seu falecimento ocorreu no dia 15 de março, às 18h, na Clínica Girassol, em Luanda.

O funeral da Dr.ª Imaculada Conceição Correia Gregório realizou-se no dia 18 de março de 2024, às 10h, no Cemitério do Benfica, contando com a presença de várias personalidades ligadas à aviação, incluindo representantes da Força Aérea Nacional, da ANAC e da TAAG, bem como pilotos e tripulação. Lamentavelmente, a Ordem dos Médicos não marcou presença no evento, apesar de a Dr.ª Gregório ser membro registado com o número 121, conforme informado por fontes próximas.

O Legado de Dra. Imaculada Conceição Correia Gregório

Havia uma aura especial em torno de Dra. Imaculada Conceição Correia Gregório, uma mulher cuja vida foi entrelaçada com os céus e os cuidados da saúde. Nascida em Belize, Cabinda, suas raízes se estendiam até as profundezas da África, mas foi em Luanda, no bairro Maianga, que ela moldou seu destino.

Desde jovem, Imaculada nutria o sonho de desbravar os céus, mas seu amor pela medicina era igualmente ardente. Ela não escolheu entre essas paixões, mas sim abraçou-as com fervor. Formou-se em Medicina pela renomada Universidade António Agostinho Neto em 1982, mas seu apetite por conhecimento não conhecia limites. Em 1993, ela cruzou fronteiras, aprimorando-se em Medicina Aeronáutica e Espacial na distante Universidade de Bordeaux 1, na França.

De volta a Angola, Dra. Imaculada tornou-se uma figura pioneira na medicina aeronáutica, pavimentando o caminho para futuras gerações de profissionais. Seus feitos não se limitaram às clínicas e hospitais; ela desempenhou um papel vital na TAAG-Linhas Aéreas de Angola e na ENANA, estabelecendo padrões de excelência e segurança que ecoaram pelo céu angolano.

Mas Dra. Conceição não era apenas uma profissional excepcional; ela era uma visionária. Fundou a CMIC – Serviços de Saúde, Lda., erguendo uma ponte entre a medicina convencional e a medicina aeronáutica. Sua influência e competência a levaram a alturas ainda maiores, culminando em sua posição como assessora principal no Instituto Nacional da Aviação Civil.

No entanto, por mais impressionante que fosse sua carreira, o verdadeiro legado de Imaculada não reside em títulos ou conquistas, mas sim nos corações daqueles que ela tocou.