Greve nacional: Criar as condições para a pressão policial?

Avatar By Redacao Fev 29, 2024
Greve nacional: Criar as condições para a pressão policial?

A RNA noticiou nesta terça-feira, 27, que o Executivo está seriamente empenhado em negociar com os sindicatos  sobre os aumentos salariais para que há haja um acordo que evite a tão propalada greve geral.

Entrevistada pela rádio que diz “unir o país”, a ministra do MAPTSS, Teresa Dias, assegurou que o Executivo continua aberto ao diálogo e espera que os sindicatos não extremem as suas posições. Dito de outro modo, não partam para uma greve nacional.

A ideia que ficou subjacente é de que o Governo estará a agir de boa-fé, ao contrário dos sindicatos que não estarão muitos empenhados em chegar a acordo à mesa negocial.

Se a RNA estivesse comprometida com um jornalismo sério, imparcial e equilibrado deveria cruzar a informação com os sindicatos, pois não o fazendo fica-se apenas com a  versão de uma das partes, uma visão que pode ser manifestamente inquinada.

Quem tem acompanhado este  dossier pode ter dado conta  que, após várias tentativas dos sindicatos, o Executivo nunca flexibilizou as suas posições, tendo ficado pelo aumento de 5% dos salários.

Aliás, se o Governo fosse propenso ao diálogo e equilibrado nas suas posições, como pretende fazer crer, os sindicatos não chegariam a tanto, ao ponto de ameaçarem paralisar o país, com uma greve nacional.

Passar-se a ideia de que os sindicatos serão os maus da fita e o Executivo o bom, afigura-se perigoso, pelo que seria uma forma de preparar a opinião pública para eventuais cargas policiais sobre os manifestantes.

Por Ilídio Manuel

Jornalista Ilídio Manuel
Jornalista Ilídio Manuel