África do Sul: ANC sob ameaça de perder maioria Parlamentar

Avatar By Redacao Fev 24, 2024
Cyril Ramaphosa Presidente da África do SulCyril Ramaphosa Presidente da África do Sul

Os resultados das eleições autárquicas de 2021 revelaram que o ANC conquistou aproximadamente 46% dos votos, o que representa uma queda notável em comparação com os pleitos anteriores. Segundo Gama, esta redução na base de apoio evidencia as dificuldades que o ANC enfrenta para manter a sua maioria parlamentar. Uma série de indicadores apontam para um cenário de crescente incerteza para o partido no poder.

Gama realça os recentes estudos de opinião, os quais apontam que o ANC poderá não atingir a marca dos 50% necessária para assegurar uma maioria parlamentar. Com o partido liderado por Julius Malema, o EFF, a obter cerca de 10% das intenções de voto, e a oposição a unir-se numa coligação, o ANC está sob pressão para ponderar negociações de alianças pós-eleitorais de forma a manter o controlo do governo.

Um dos aspetos cruciais analisado no programa “Noite Informativa” por Gama foi a eventualidade de uma aliança entre o ANC e o EFF. Ele sugeriu a possibilidade de o ANC poder vir a atender às exigências de Malema, concedendo-lhe pastas ministeriais de relevo, como Finanças ou Banco Central. Estas concessões, conforme salientado por Gama, podem implicar uma estratégia arriscada, tendo em conta a natureza radical das propostas de Malema, como a nacionalização do Banco de Reserva da África do Sul.

Para concluir a sua análise, Gama sublinhou a importância das próximas eleições para o futuro político da África do Sul. Advertiu que, caso o ANC não consiga manter a sua maioria parlamentar, o país poderá enfrentar um período de instabilidade política e incerteza. No entanto, ele também manifestou otimismo de que, com uma liderança política competente e comprometida, a África do Sul poderá ultrapassar estes desafios e avançar rumo a um futuro mais próspero e estável.

Angola ainda permanece no mapa da corrupção - José Gama