A urgente necessidade de solidariedade e acção internacional no RDCongo

Avatar By Redacao Fev 14, 2024
A urgente necessidade de solidariedade e acção internacional no RD CongoSolidariedade e acção internacional no RD CongoA urgente necessidade de solidariedade e acção internacional no RD Congo

Nos corredores da geopolítica mundial, há uma tragédia silenciosa que assola a República Democrática do Congo. Enquanto vidas humanas são ceifadas e comunidades inteiras são devastadas pela violência, o eco do sofrimento parece ser abafado pela indiferença internacional.

É desconcertante observar a inacção da comunidade internacional diante dos desafios avassaladores enfrentados pelo Congo. A falta de intervenção eficaz é uma mancha na consciência global, deixando um vácuo de responsabilidade que clama por preenchimento urgente.

Na cena política, a figura de João Manuel Gonçalves Lourenço paira como um espectro de ausência. Onde está a voz que deveria erguer-se em defesa dos oprimidos e dos desamparados? A sua inércia ecoa mais alto do que qualquer discurso vazio de solidariedade.

A região da África Austral, representada pela SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral), permanece em silêncio, ignorando os gritos de angústia que ecoam além de suas fronteiras. A União Africana, por sua vez, parece engessada em sua inércia, falhando em agir de forma decisiva para proteger os seus próprios.

Enquanto isso, a conivência dos países ocidentais ecoa através das montanhas e vales do Congo, alimentando um ciclo de violência e opressão que só pode ser quebrado pela acção colectiva e solidária.

A tragédia no Congo não é apenas um problema africano; é um teste de nossa humanidade compartilhada. A solidariedade não conhece fronteiras geográficas ou políticas. Ela é a essência da nossa humanidade, clamando por acção, não apenas palavras vazias.

Chegou o momento de a comunidade internacional despertar para a realidade do Congo e agir em consonância com os princípios de justiça e compaixão que supostamente defendemos. É hora de unir forças, não apenas em palavras, mas em acções concretas, para proteger as vidas inocentes e promover a paz e a estabilidade em uma região tão flagelada pela violência e pelo sofrimento.

A África e seus filhos precisam de solidariedade, não de silêncio. A hora de agir é agora.

Por: Poeta Ukwanana/Defensor dos Direitos Humanos.