Joel Leonardo manda cortar energia do apartamento do colega

Avatar By Redacao Jan 28, 2024
Joel Leonardo manda cortar energia do apartamento do colegaJoel Leonardo manda cortar energia do apartamento do colegaJoel Leonardo manda cortar energia do apartamento do colega

O Juiz Presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo, é citado como tendo ordenado o corte de energia do apartamento 15A do edifício da cidadela, habitado pelo seu colega, o Juiz desembargador João Antônio Francisco, de quem o mesmo se encontra em conflito.

O corte de energia ocorreu na passada quinta-feira, 25. Quando o ocupante percebeu, pediu esclarecimentos à empresa que faz a gestão do edifício, sendo informado de que estavam a cumprir uma orientação do Presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo, que deseja o apartamento desocupado para ceder à sua esposa, Erica Otávio Peixoto. Segundo apurou o Club-K, o sinal de energia foi restabelecido momentos depois, após os gestores do prédio terem sido alertados de que estariam a incorrer numa infração.

Até setembro de 2023, o Juiz desembargador João Antônio Francisco, também conhecido pelo nome de guerra “Lacrau”, ocupava o cargo de diretor de gabinete do Presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo. Por razões até aqui desconhecidas, os dois colegas desentenderam-se, encontrando-se numa guerra fria. O ponto alto da briga está a ser assinalado com a retaliação de Joel Leonardo em receber o apartamento de serviço do colega, a pretexto de que o mesmo teria arrendado a um cidadão estrangeiro, em violação da lei do patrimônio. Leonardo, segundo informações, precisa do apartamento desocupado para entregá-lo à sua segunda esposa, Erica Otávio Peixoto.

Joel Leonardo pretende desalojar o seu colega à força, sendo que, no dia 17 de novembro de 2023, o apartamento do Juiz João Francisco foi vandalizado por agentes da escolta do Presidente do Supremo, sob comando do Secretário-Geral do Tribunal Supremo, Altino Kapalakayela. Há cerca de 10 dias, um grupo liderado pelo responsável da escolta, Nelo Fuca, deslocou-se ao edifício da cidadela para arrombar o apartamento do Juiz João Antônio Francisco.Os mesmos não conseguiram desalojar o Juiz João Antônio Francisco, pelo que, no dia 2 de janeiro deste ano, o Secretário-Geral do Tribunal Supremo, Altino Kapalakayela, a entidade a quem Joel Leonardo baixou instruções para arrombar o apartamento de serviço do Juiz desembargador, enviou ao Presidente do Supremo uma proposta para resolver este assunto.

Num relatório intitulado “informação relativa à situação do apartamento 15/A – torres da cidadela”, o Secretário-Geral do Tribunal Supremo, Altino Kapalakayela, informou ao seu superior que “assim, com vista a dar sequência ao processo de desocupação da fração 15-A, das torres da cidadela, propomos, salvo melhor entendimento e douto suprimento de Vossa Excelência, Venerando Juiz Conselheiro Presidente, que o expediente seja remetido à comissão permanente do conselho superior da Magistratura Judicial (CSMJ) para efeitos julgados por pertinentes ou propor uma ação judicial que permita a execução da desocupação do apartamento, nos termos da lei que estabelece as normas de afetação, utilização e devolução das casas de função”.

Recentemente, o Secretário-Geral do TS Altino Kapalakayela informou ao Presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonard, que um inquérito foi realizado, e em 09 de janeiro de 2014, o Presidente ordenou a remessa do documento à Comissão Permanente do Conselho.

Num processo surpreendentemente rápido, em 16 de janeiro de 2024, o Presidente do Tribunal Supremo analisou, designou um instrutor e ordenou um processo disciplinar, solicitando a suspensão do Juiz João Francisco por 90 dias, violando a lei que limita a suspensão a 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias.

O Plenário do Conselho, no mesmo formalismo, deliberou a favor da suspensão, em menos de 24 horas.