Quarta fase do Projecto “SMASHED” prevê sensibilizar 30 mil alunos sobre riscos associados ao consumo de bebidas alcoólicas

Avatar By Francisco Muanza Nov 15, 2023
Quarta fase do Projecto SMASHED prevê sensibilizar 30 mil alunos sobre riscos associados ao consumo de bebidas alcoólicasProjecto SMASHED Quarta fase do Projecto SMASHED prevê sensibilizar 30 mil alunos sobre riscos associados ao consumo de bebidas alcoólicas

A TheBridgeGlobal, empresa especializada em acções de responsabilidade social e Educação para Cidadania, procede na próxima Segunda-feira, 20, ao lançamento da quarta fase do Projecto SMASHED, que visa ensinar adolescentes e jovens, entre os 11 e 17 anos de idade, através do teatro e dinâmicas de grupo, os riscos associados ao consumo de bebidas alcoólicas.

O projecto pretende mitigar o consumo de álcool por menores de idade, aumentar o conhecimento e a compreensão dos perigos para a saúde física, mental e de comportamento anti-social do consumo de álcool pelos jovens, assim como reduzir o número de jovens e adolescentes que acreditam que o consumo de álcool é aceitável.

SMASHED foi criado pela Collingwood Learning Solutions, para Multinacional DIAGEO e implementado em Angola pela TheBridgeGlobal desde 2022, tendo sido possível sensibilizar cerca de 32.293 crianças em 91 escolas.

Para a quarta fase o objectivo é alcançar mais 30.000 crianças e adolescentes dos municípios de Belas, Cazenga e Cacuaco com a exibição de peças teatrais para ensina-los sobre os riscos do consumo de bebidas alcoólicas na adolescência.

SMASHED

O Smashed foi lançado pela Collingwood Learning em 2004, e até ao momento já foram feitas apresentações em várias partes do mundo através de uma acção de entretenimento que aborda os riscos do consumo de álcool por menores de idade.

Com a iniciativa pretende-se ajudar os jovens a compreenderem melhor o tema do consumo de bebidas alcoólicas, explorar as suas causas, consequências e soluções para si mesmos e para reflectirem sobre o que aprenderam.

A sensibilização é feita através de 1 programa lúdico apresentado através de uma peça de teatro e uma sessão de perguntas e respostas entre jovens e personagens da peça de teatro, que tem a duração de 2 horas. Nesta peça de teatro é apresentada a conversa entre 3 jovens angolanos que falam da sua vida, da relação com os pais e também sobre o álcool que consomem.