Burkina Faso acusa Costa do Marfim de “desestabilização” e apela a um “novo começo”.

Avatar By Redacao Abr 28, 2024
Burkina Faso acusa Costa do Marfim de “desestabilização” e apela a um “novo começo”.

O presidente de transição do Burkina Faso, capitão Ibrahim Traoré, acusou sexta-feira a vizinha Costa do Marfim de abrigar “todos os desestabilizadores” do seu país, apelando a um “novo começo” nas relações entre os dois países.

“A Costa do Marfim deve regressar a sentimentos melhores, todos os desestabilizadores estão lá e não se escondem”, declarou o capitão Traoré durante uma entrevista à televisão nacional burquinense RTB.

Estas acusações surgem num contexto de tensões crescentes entre os dois países, marcadas por incidentes fronteiriços e detenções mútuas de soldados.

O capitão Traoré disse que “espera” que uma recente reunião entre os ministros da defesa dos dois países possa melhorar a situação, mas acrescentou que “a bola está do seu lado”.

Também pode ser do seu interesse:

“Tivemos trocas francas, estamos analisando-as agora”, continuou ele.

Estão em curso negociações para a libertação dos marfinenses e burquinenses presos em cada um dos dois países.

O capitão Traoré também minimizou a importância dos incidentes fronteiriços, chamando-os de “menores”. “Não é um problema para nós, estamos em guerra” contra os terroristas, declarou.

A situação continua tensa entre o Burkina Faso e a Costa do Marfim, mas os dois países parecem dispostos a dialogar para encontrar uma solução. Resta saber se os esforços diplomáticos em curso ajudarão a resolver a situação e a aliviar as tensões.