Guiné-Bissau sem dinheiro para realizar eleições

Avatar By Redacao Mai 3, 2024
Guiné-Bissau sem dinheiro para realizar eleições

Conselheiro e porta-voz do Presidente da Guiné-Bissau chamou atenção para o facto de que nunca as eleições na Guiné-Bissau foram feitas sem apoio internacional.

A possibilidade foi levantada pelo conselheiro e porta-voz do Presidente da Guiné-Bissau, António Óscar Barbosa, que disse nesta quinta-feira, 2 de Maio, que o Umaro Sissoco Emabaló ainda não realizou eleições gerais por falta de dinheiro.

António Óscar Barbosa, chamou atenção para o facto de que nunca as eleições na Guiné-Bissau foram feitas sem apoio internacional.

O porta-voz e conselheiro do Presidente Umaro Sissoco Embaló lembrou que a Guiné-Bissau precisa de dinheiro, sublinhado que para meter tudo a funcionar, “saúde, a educação, a administração, que são elementos fundamentais para a governação, o país ainda depende muito da ajuda internacional”, disse.

António Óscar Barbosa referiu ainda que o Presidente só pode anunciar isso quando assegurar a sua viabilidade, mediante os apoios que o país possa conseguir. Mas o responsável garantiu que estão a ser feitos esforços no sentido de criar condições para a realização das eleições.

“Já solicitamos a União Europeia, que tem sido um parceiro fundamental. Já solicitamos a Portugal e a muitos outros países ajuda para a efectivação das eleições”, disse, citado pela Lusa.