Benguela: Funcionários do Gabinete Provincial capacitados em Prevenção de Fraudes Digitais

Avatar By Redacao Mai 15, 2024
Benguela: Funcionários do Gabinete Provincial capacitados em Prevenção de Fraudes Digitais

Funcionários do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado da Província de Benguela foram capacitados nesta quarta-feira (15) em medidas de prevenção de burlas e fraudes nos terminais de pagamento. A iniciativa, parte do Projeto “Cidadão Digital”, visa promover o uso seguro dos canais digitais de pagamento e mitigar ameaças financeiras.

O Diretor do Gabinete, Samuel Maleze Quinda, destacou a importância da formação dada a um quadro desafiador de literacia digital em Benguela. Ressaltou a necessidade de cooperação entre os diversos atores sociais para combater essas práticas e responsabilizar os infratores.

O Projeto Cidadão Digital, implementado pela Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) desde outubro de 2023, tem como meta alcançar mais de 60 mil pessoas na província até o final de 2024.

Em paralelo, em Luanda, equipes se concentraram no Instituto Nacional das Infra-estruturas da Qualidade (INIQ), abordando temas como higiene digital, literacia financeira, segurança online, prevenção do ciberbullying e uso responsável das redes sociais e métodos de pagamento.

Presidido pelo Diretor-geral Adjunto Agostinho Cumbu, o evento em Luanda contou com a participação de 23 indivíduos capacitados para enfrentar os desafios da era digital.

Desde setembro de 2022 até abril de 2024, mais de 400 mil cidadãos em Luanda e Benguela foram beneficiados por iniciativas semelhantes de capacitação digital.