JURA esclarece a relação com o CNJ. Kalunga disse que a JURA ainda é membro do CNJ e não formalizou sua saída

Avatar By Redacao Jan 30, 2024
Nelito Ekuikui, Secretário Geral da JURA

A Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA) esclarece a relação com o Conselho Nacional da Juventude (CNJ) em resposta às declarações feitas pelo presidente do CNJ, Isaias Kalunga, publicadas pelo Jornal Factos Diários. Kalunga afirmou que a JURA ainda é membro do CNJ e não formalizou sua saída da organização.

Segundo a JURA, sua participação no CNJ foi suspensa por tempo indeterminado, aguardando um possível realinhamento dos objetivos da entidade. Desde a formalização dessa suspensão em abril de 2023, a JURA garante que não tem recebido e nem receberá benefícios decorrentes de sua antiga filiação ao CNJ.

A decisão de suspender a participação no CNJ foi tomada formalmente pelo Comité Nacional, principal órgão deliberativo entre os congressos. Essa deliberação ocorreu durante a Primeira Reunião Constitutiva em 17 de março de 2023, sendo tornada pública por Nelito Ekuikui, Secretário Geral da JURA, em 5 de abril do mesmo ano, durante a posse do Executivo Nacional.

O comunicado final da primeira reunião da Comissão Permanente da JURA, realizada de 12 a 13 de junho no Bailundo, reforçou a decisão de suspensão como um ato patriótico. Destacou a necessidade da Juventude da UNITA continuar a provocar rupturas onde necessário, elencando a suspensão no CNJ por tempo indeterminado como uma decisão pensada e deliberada.

Porém, a JURA expressa desaprovação em relação ao comportamento e às declarações do Sr. Isaias Kalunga, considerando-os como irrefletidos e falsos, sem reconhecer qualquer possibilidade de intervalos lúcidos. Concluiu

Ler também: CNJ estimula jovens bolseiros com melhor desempenho académico