Constitucional rejeita queixa de Ossufo Momade contra Venâncio Mondlane

Avatar By Redacao Jun 21, 2024
Constitucional rejeita queixa de Ossufo Momade contra Venâncio Mondlane

O Conselho Constitucional decidiu pela rejeição da reclamação eleitoral apresentada pelo candidato presidencial da Renamo Ossufo Momade junto daquele órgão.

Na sua fundamentação, Ossufo Momade, entende que o símbolo do candidato Venâncio Mondlane é uma ave, ou seja, um pombo que feitas as devidas analises pode confundir o eleitorado no momento de votação pois, o símbolo da Renamo é também uma ave, concretamente a perdiz.

A reclamação de Momade vai mais longe ao afirmar que o símbolo da Coligação Aliança Democrática e do seu candidato são mais recentes e entende que terá sido adaptado com o principal objectivo de roubar votos da Renamo e do seu candidato presidencial.

No entender de Momade, é que basta somente dizer votem na ave, ainda que se diga a espécie, pode ser difícil dizer ou identificar sobre qual ave se refere no momento do voto.

Apesar do esforço de Ossufo Momade, o conselho constitucional entende que o pedido fica prejudicado pelo facto de estar em curso o processo de verificação dos requisitos legais exigidos para candidatura ao cargo de presidente da república. In Miramar