UNITA saúda LIMA no seu 52º aniversário e incentiva participação nas autarquias

Avatar By Redacao Jun 18, 2024

O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA emitiu uma nota de saudação à Liga da Mulher Angolana (LIMA) pelo seu 52º aniversário. Na declaração, a UNITA expressou profunda gratidão ao Presidente Fundador, Dr. Jonas Malheiro Savimbi, pela iniciativa pioneira na criação da LIMA. Enalteceu também os feitos visionários de Savimbi na promoção da igualdade de género, sublinhando o papel vital das mulheres angolanas em todas as fases do processo político, contribuindo de forma inequívoca para a construção de uma sociedade plural, democrática e inclusiva.

Apesar dos progressos registados na participação das mulheres em diversos sectores da vida nacional, a UNITA reconheceu os desafios enfrentados pelas famílias angolanas no atual contexto de elevado custo de vida, baixo poder de compra e níveis alarmantes de pobreza. Neste sentido, o Secretariado Executivo felicitou o Secretariado Executivo da Comissão Permanente da LIMA pela adoção do lema “LIMA – Mulheres Unidas na Mobilização para as Autarquias” para o ano de 2024. Instou todas as mulheres angolanas a participarem ativamente na implementação efetiva das Autarquias Locais, considerando esta participação como parte essencial do Estado Democrático de Direito e um garante do desenvolvimento sustentável das comunidades.

Por fim, a UNITA salientou o papel determinante da LIMA na liderança da mobilização social para enfrentar o desafio da efetiva implementação de um Estado Democrático de Direito em Angola. Destacou a importância de encontrar soluções conjuntas que assegurem um futuro mais seguro e promissor para o país.