Camponesas denunciam detenção do Tenente coronel das FAA por supostos agentes do SIC

Avatar By Redacao Jun 10, 2024
Camponesas denunciam detenção do Tenente coronel das FAA por supostos agentes do SIC

O tenente coronel das Forças Armadas Angolanas (FAA), Daniel Neto, director-geral da empresa “Konda Marta”, foi alegadamente sequestrado na manhã desta segunda-feira, 10, por elementos não identificados, defronte à Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, enquanto aguardava por uma resposta num processo na Polícia Judiciária.

Segundo um dos funcionários da empresa “Konda Marta”, os homens “desconhecidos”, se faziam transportar de uma viatura de marca Land Cruiser com vidros fumados com a matrícula LD 84-86 GK.

Em consequência do conflito fundiário com supostas altas patentes da Polícia Nacional (PN) e das Forças Armadas Angolanas (FAA), nos terrenos localizados no Distrito Urbano da Cidade Universitária, no município do Talatona, em Luanda, Daniel Afonso Neto deslocou ao Tribunal no Camama, onde aconteceria uma sessão de julgamento, mas posto naquele órgão de justiça recebeu a informação de que a audiência estava adiada, devido ao estado de saúde do juiz da causa.

Daniel Neto, segundo consta, em companhia de alguns funcionários, foi à Polícia Judiciária (PJ), para contactar um coronel identificado apenas por Paim para saber sobre o envio de uma força militar para a retirada dos militares que se encontram nos terrenos das camponesas.

Enquanto esperava pelos funcionários que se encontravam dentro da Polícia Judiciária junto à Faculdade de Direito, foi surpreendido por elementos que lhe forçaram a subir na viatura.

Segundo apurou eram seis homens armados, um dos quais com um colete do Serviço de Investigação Criminal (SIC). Entretanto, até ao fecho desta reportagem, o superintendente de investigação criminal Manuel Halawia, prometia se pronunciar a qualquer momento.

O Decreto apurou ainda que Daniel Neto foi levado para o SIC-Geral, no Bairro Popular, em Luanda, supostamente se encontra detido. In O Decreto