Censo 2024 em risco? Processo de recrutamento caótico gera revolta e preocupação

Avatar By Redacao Jun 8, 2024
Censo 2024 em risco Processo de recrutamento caótico gera revolta e preocupação

O Instituto Nacional de Estatística (INE) enfrenta críticas severas devido aos atrasos no processo de recrutamento de agentes de campo para o recenseamento deste ano, causando desespero e indignação entre milhares de candidatos.

O processo de recrutamento de agentes de campo para o recenseamento da população e habitação deste ano, sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estatística (INE), está envolto em controvérsias e atrasos significativos. Segundo o cronograma original, as avaliações dos documentos dos candidatos deveriam ter sido concluídas no dia 1 deste mês, mas ainda estão em andamento. Além disso, os testes de aptidão, que deveriam ocorrer até hoje, dia 6, ainda não foram iniciados.

A PONTUAL apurou que o silêncio do INE sobre os atrasos tem causado revolta entre os candidatos. Muitos questionam a eficácia do método de recrutamento online, apontando diversas falhas no servidor do site de recrutamento desde o seu lançamento. Em comparação, o processo de 2014, realizado presencialmente, transcorreu sem os problemas observados agora.

Os candidatos, desesperados por uma oportunidade devido ao alto nível de desemprego juvenil, encontram-se perplexos e ansiosos. Alguns foram selecionados, enquanto outros continuam na incerteza, aumentando a frustração geral. A falta de resposta eficaz do INE às demandas e problemas técnicos levantados só agrava a situação, comprometendo a credibilidade do processo e gerando preocupação quanto ao futuro do recenseamento. In PONTUAL