“Região da SADC continua a ser bom exemplo de eleições livres e transparentes” – João Lourenço

Avatar By Redacao Mai 27, 2024
“Região da SADC continua a ser bom exemplo de eleições livres e transparentes” – João Lourenço

O titular do poder executivo e Presidente em Exercício da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) foi um dos oradores na cerimónia de investidura do Presidente das Ilhas Comores, Azali Assoumani.

João Lourenço disse que a região da SADC continua a ser um bom exemplo no que diz respeito à realização, com regularidade, de eleições livres e transparentes, cujos resultados não geram, em regra, contestação violenta que ponha em perigo a manutenção da ordem e estabilidade dos países nem os fundamentos do Estado Democrático e de Direito.

O também medianeiro da paz sobre o conflito na RDC disse que este ano aguarda-se pela realização de eleições gerais na Namíbia, no Botswana, em Moçambique e na África do Sul, onde esperamos, mais uma vez, que os resultados venham a ser respeitados por todos os partidos concorrentes.

João Lourenço destacou também a situação de instabilidade e guerra ainda vigente em alguns dos Estados membros da SADC, nomeadamente em Moçambique e na República Democrática do Congo, que caracterizou de preocupante, e reiterou o contínuo apoio e solidariedade dos países membros.

O Presidente João Lourenço disse compreender que as agências humanitárias internacionais priorizam o atendimento a outros conflitos em curso, nomeadamente na Palestina, para acudir sobretudo a situação de grave catástrofe humanitária em que se encontram as populações civis da Faixa de Gaza, mas o povo sudanês merece igual atenção e a guerra do Sudão não pode ser uma guerra esquecida e simplesmente ignorada pela comunidade internacional. In CK