Bloco Democrático destaca importância do 27 de Maio para a memória Nacional

Avatar By Redacao Mai 27, 2024
Bloco Democrático destaca importância do 27 de Maio para a memória Nacional

O 27 de maio é uma data significativa para o Bloco Democrático (BD) de Angola, que a considera uma oportunidade ímpar para refletir sobre o processo histórico do país, marcado por momentos de luz e sombras. Em comunicado, o partido recorda o trágico 27 de maio de 1977, quando um massacre resultou na morte de inúmeras pessoas, e presta homenagem às vítimas e às famílias angolanas que perderam entes queridos.

O BD sublinha a importância de não esquecer os responsáveis por essas atrocidades, muitos dos quais permanecem vivos e sem qualquer arrependimento público, justificando politicamente suas ações para manter o poder.

Segundo o partido, falar de perdão e reconciliação através da Comissão para a Reconciliação em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos (CIVICOP) é insuficiente e, em muitos casos, uma tentativa de humilhação das vítimas, como evidenciado pelas campanhas midiáticas lideradas pelo Executivo. O BD defende a criação de uma Comissão da Verdade, composta por cidadãos imparciais e em um contexto político democrático, como a única maneira de fazer justiça à memória das vítimas e daqueles que sofreram torturas e tratamentos desumanos. Somente assim, afirma o partido, serão criadas as condições para um perdão efetivo e para garantir que práticas degradantes não voltem a ocorrer.

O Bloco Democrático expressa confiança de que o bem prevalecerá sobre a crueldade e que a justiça prevalecerá contra os abusos do poder hegemônico. O partido apela a todos os angolanos para que mantenham uma postura de verdade e resistência, apesar da dor ainda presente e agravada pela crise econômica e social do país, lembrando que a paz e o bem-estar deveriam ser direitos de todos os cidadãos, de Cabinda ao Cunene.