Startup angolana premiada no evento de Abu Dhabi

Avatar By Redacao Mai 12, 2024
Startup angolana premiada no evento de Abu Dhabi

A startup angolana ANDA, criada em Abril de 2023, do segmento de transporte e mobilidade, foi distinguida, em Abu Dhabi, com o prémio “Startup Pitch Competition” disputado com as outras do continente africano.

Na ocasião, Sérgio Tati realçou que a premiação serve como estímulo para reforçar a estratégia e crescimento do negócio em Angola, mais virado para a área de transporte e mobilidade. A ANDA sagrou-se vencedora de um “Pitch Nacional”, realizado pelo Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e a Acelera Angola, no qual foi suportado pela organização do evento, o AIM Congress.

A Startup “ANDA” é um dos emergentes notáveis do ecossistema angolano, criada para transformar a mobilidade urbana em Angola, através de transportes de moto-táxis licenciados, cujo serviço se destaca pela aplicação de um modelo tecnológico inovador. O projecto inovador convenceu o júri da 13ª edição do Congresso AIM.

A ANDA sagrou-se vencedora da competição que reuniu 50 unicórnios (Startups com grande portfólio), no evento em que estiveram envolvidos 175 países e mais de 12 mil participantes, 900 conferencistas e 449 sessões de discussões. Com esta conquista, a startup ganhou um bilhete de passagem para participar no evento “Xmatch Demo Day” (Dia de Demonstração), a 24 de Novembro deste ano, no Cairo, Egipto.

Balanço

O Congresso AIM (Reunião Anual de Investimentos), que decorreu de 7 a 9 de Maio, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, permitiu ao país mostrar as potencialidades das empresas angolanas por via da Câmara de Comércio e Indústria Angola-Emirados Árabes Unidos.

O certame é uma iniciativa da AIM Global Foundation, organização internacional totalmente comprometida em capacitar a economia mundial, impulsionar estratégias de promoção eficazes, assim como facilitar as oportunidades de produtividade e expansão económica.

O Congresso AIM’2024 reuniu líderes empresariais, formuladores de políticas, empresários, investidores regionais e internacionais, empreendedores, académicos e especialistas, que apresentaram as informações, estratégias e conhecimentos actualizados sobre a atracção de investimentos.

O Congresso AIM de 2024 testemunhou uma programação extraordinária de sessões, onde as startups de todo o mundo promoveram produtos ligados à inovação no ecossistema empreendedor, assim como fizeram apresentações com o objectivo de traçar o caminho para o cenário de negócios em rápida evolução. JA