Polícia desmantela rede de burladores de cartões multicaixas

Avatar By Redacao Mai 1, 2024
Polícia desmantela rede de burladores de cartões multicaixas

A Polícia Nacional em Luanda desmantelou esta quarta-feira, uma rede de supostos malfeitores composta por cinco elementos, dos quais dois foram detidos, acusados de clonagem de cartões multicaixas e transferências fraudulentas de valores monetários.

O porta-voz da corporação, superintendente-chefe Nestor Goubel explicou que os acusados foram detidos, em posse de 32 cartões de vários bancos, no interior de um multicaixa, onde levantou um milhão e duzentos mil kwanzas.

A detenção, disse, deveu-se ao facto de alguns cidadãos terem feito participação na Esquadra da Polícia do Maculuso, o que mereceu acompanhamento por parte dos efectivos.
Os cartões em causa, foram trocados em vários cidadãos que se dirigiram aos multicaixas para fazerem movimentos, sendo que os acusados, se colocavam em prontidão para ajudar quem tivesse dificuldades, durante a operação, trocava o cartão multicaixa.

Os acusados se dedicam a essa actividade há mais de três anos, sendo que em muitos casos, identificam as vítimas e, com o dinheiro retirados das contas, dividiam equitativamente.

Para concretizar as acções os acusados, convenciam amigos e familiares a abrirem contas bancárias em bancos diversos e ficavam com os cartões multicaixas, com a finalidade de trocarem com as vítimas.

António Oliveira, 35 anos explicou que o seu cartão multicaixa foi trocado, por um dos acusados, no dia 29 de fevereiro, as 5h20 minutos, na zona do Maculusso, quando foi levantar dinheiro. Acrescentou que encontrou um dos elementos detidos a quem pediu ajuda no multicaixa, e viu o seu cartão trocado, tendo perdido mais de 300 mil kwanzas.

Manuel Nascimento, 49 anos, perdeu mais de 300 mil kwanzas, que tinha na conta para enterrar o filho, que havia falecido. Ao solicitar ajuda no muticaixa viu trocado cartão. Nestor Goubel apelou aos cidadãos a estarem mais atentos durante as transações comerciais, evitando dar o código a desconhecidos.