Osvaldo Macaia é o novo PCE do Banco Sol

Avatar By Redacao Abr 22, 2024
Osvaldo Macaia é o novo PCE do Banco Sol

Os acionistas da instituição elegeram Osvaldo Salvador de Lemos Macaia como o novo presidente da comissão executiva do Banco Sol, conforme decisão tomada durante a Assembleia Geral Ordinária realizada na última sexta-feira, 19, em Luanda, segundo a Forbes África Lusófona.

A Forbes não confirmou todos os membros dos órgãos sociais do Banco Sol, mas soube-se que, além da eleição dos novos órgãos, Mário António Sequeira e Carvalho, presidente da Mesa da Assembleia Geral, convocou a reunião para nomear um novo auditor independente, entre outros temas.

Os acionistas aprovaram os relatórios de 2023, discutiram a distribuição dos dividendos e analisaram os relatórios do Auditor Independente e do Conselho Fiscal.

Desde agosto de 2023, Osvaldo Macaia vem exercendo o cargo de vice-presidente do conselho de administração do Banco de Fomento Angola (BFA). Ele é funcionário público há cerca de 20 anos, inicialmente no MAPTSS e depois no MINFIN.

Formado em Direito, ocupou cargos de destaque na tributação de petróleo e diamante e na legislação tributária na antiga Direção Nacional de Imposto. Também foi diretor da 4ª Região da Administração Geral Tributária (AGT), abrangendo Benguela, Huambo e Cuanza-Sul, e diretor do Gabinete Jurídico do Ministério das Finanças.

Por nomeação presidencial, ele também foi administrador-executivo da petrolífera angolana Sonangol. Macaia é pós-graduado em Ciências Jurídico-Empresariais e Direito do Trabalho pela Universidade de Coimbra e possui um MBA pela Insead Business School em Singapura.

Além disso, o jurista também coescreveu o “Manual de Direito Fiscal Angolano” com o professor Jónatas Machado, da Universidade de Coimbra.