Ministra impede reportagem sobre despejo

Avatar By Redacao Abr 13, 2024
Ministra impede reportagem sobre despejo

A ministra da Administração Pública e Segurança Social, Teresa Dias, terá ordenado a censura de uma reportagem sobre a polémica em torno do despejo de moradores do edifício n.º 58 da Rua Frederik Engels, no Bairro Maculusso, em Luanda. A reportagem, que estava agendada para ir ao ar no programa Fala Angola da TV Zimbo na edição de quarta-feira, 10, abordava a disputa pela propriedade do edifício, que a ministra e seus familiares reivindicam como sua.

A ministra, que inicialmente havia concordado em se pronunciar sobre o caso, delegou ao seu advogado, António Penelas, a responsabilidade de falar em seu nome. A Zimbo entrevistou Penelas, assim como representantes dos moradores ameaçados de despejo.

No entanto, a poucos minutos da exibição da reportagem, Teresa Dias telefonou para a TV Zimbo e solicitou a sua não veiculação. As motivações para a censura ainda não são claras, e não se sabe se a ministra contatou a direção da TV Zimbo diretamente ou através de intermediários.

Também pode ser do seu interesse:

O chefe de redação da Zimbo, Barroso Martins, acatou a ordem da ministra, configurando um acto de censura lamentável e atentatório à liberdade de imprensa.

A ordem de censura da ministra Teresa Dias gerou indignação entre profissionais da comunicação e da sociedade civil. A ação éconfigura um ataque à liberdade de imprensa e ao direito à informação, princípios fundamentais em uma sociedade democrática.

A TV Zimbo ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. Espera-se que a emissora tome medidas para defender sua independência editorial e o direito do público à informação. Club-k