Encontro bilateral fortalece relações entre Namíbia e Angola

Avatar By Redacao Mar 5, 2024
Recém-empossado Presidente da Namíbia escolhe Angola para primeira visita

O Presidente da Namíbia, Nangolo Mbumba, se encontrou com seu homólogo de Angola. Téte António resumiu o encontro, destacando o simbolismo de Mbumba ter escolhido Angola para sua primeira visita ao exterior, segundo a Lusa.

António mencionou as relações entre Namíbia e Angola, quer históricas e quer geográficas entre os países como razões para essa escolha.

A visita de Mbumba reforça as relações bilaterais após o falecimento do Presidente Hage Geingob em fevereiro.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores de Angola, o encontro foi uma cortesia e abordou questões de interesse comum.

António explicou que a Comissão Binacional, liderada pelos dois Presidentes, discutirá detalhadamente as questões de cooperação para fortalecer relações entre Namíbia e Angola. Além disso, ele destacou que nesse nível tratamos todas as questões de cooperação. Posteriormente, o ministro enfatizou a importância de agendar uma data para a próxima reunião da Comissão Binacional, que acontecerá em Angola.Adicionalmente, António expressou sua gratidão ao Presidente Mbumba por reafirmar o compromisso com as relações históricas entre os países. Por fim, O Presidente namibiano tem planos de visitar algumas unidades fabris na capital angolana ainda hoje e na terça-feira.

Na terça-feira, o governador do Banco Nacional de Angola, Manuel Tiago Dias, receberá seu homólogo do Banco da Namíbia (BoN), Johannes Gawaxab, para dar seguimento ao memorando de entendimento assinado entre os dois bancos centrais em fevereiro de 2023.