Emmanuel Nzita: FLEC-FAC controlam enclave excepção cidades

Avatar By Redacao Fev 18, 2024
Presidente da FLEC-FAC, Emmanuel NzitaPresidente da FLEC-FAC, Emmanuel NzitaPresidente da FLEC-FAC, Emmanuel Nzita

Emmanuel Nzita, presidente da Frente para a Libertação do Enclave de Cabinda – Forças Armadas Cabindesas (FLEC-FAC), afirmou em entrevista à Lusa que a guerrilha independentista controla completamente o território fora das áreas urbanas de Cabinda. Nzita acusou o governo angolano de falta de diálogo e declarou que as FAC estão operacionais em uma área que ele designa como “zona libertada”, incluindo as florestas do interior e grande parte da região fronteiriça de Cabinda.

Nzita afirmou que a administração do MPLA está presente apenas nas cidades e municípios, enquanto a FLEC controla tudo fora dessas áreas. Emmanuel Nzita alegou que os militares angolanos evitam entrar em áreas controladas pela guerrilha, deixando equipamentos para evitar confrontos diretos. Isso ocorreu após confrontos na zona de Belize, onde anunciaram mortes de soldados e cidadãos brasileiros.

Nzita reivindicou apoio popular, acusando o governo de evitar o diálogo. Ele defendeu discutir soluções para Cabinda, incluindo um referendo para decisão local.

Ler: UNITA diz que solução para Cabinda não deve ser imposta e sim negociada