Organização dos Procuradores-gerais da CPLP pronta para investigar casos de financiamento ao terrorismo

Avatar By Redacao Fev 6, 2024
Organização dos Procuradores-gerais da CPLPOrganização dos Procuradores-gerais da CPLPOrganização dos Procuradores-gerais da CPLP

A Organização dos Procuradores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, está pronta a investigar suspeitas ou denúncias relacionadas ao financiamento do terrorismo nos Estados Membros.

Esta garantia foi dada nesta segunda-feira, em Maputo, Moçambique, pelo Presidente dos Encontros dos Procuradores-gerais da República da CPLP, numa conferência de imprensa depois de uma audiência concedida pelo Chefe de Estado, Filipe Nyusi, de acordo com a imprensa local.

Luís Landi, que é Procurador-geral da República de Cabo Verde, afirmou que há experiências e capacidades de combate ao financiamento do terrorismo, dentro da CPLP, que pode ser colocada à disposição do Estado que a solicitar.

Luís Landi explicou que o encontro de Maputo, que se iniciou hoje e termina amanhã, vincou a necessidade do reforço da cooperação e formação contínua dos magistrados.

O presidente dos Encontros dos Procuradores-gerais da República da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, afirmou que o tráfico internacional de drogas é a principal preocupação de Cabo Verde e a lavagem de capitais é problema da CPLP.

Luís Landi destacou o facto de muitas vezes o formalismo legal complicar a investigação criminal.

O presidente dos Encontros dos Procuradores-gerais da República da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, Luís Landi, disse que Cabo Verde acolhe, em Maio próximo, a reunião dos Procuradores da CPLP. JA