João Lourenço autoriza privatização de hotéis de São Vicente

Avatar By Redacao Jan 13, 2024
João Lourenço autoriza privatização de hotéis de São VicenteJoão Lourenço autoriza privatização de hotéis de São VicenteJoão Lourenço autoriza privatização de hotéis de São Vicente

Através do Despacho Presidencial n.º 19/24, o Presidente da República João Manuel Gonçalves Lourenço, autorizou a privatização, através do Procedimento de Concurso Público, na modalidade de alienação de activos, de 39 hotéis da Rede IU, IKA e BINA, detidos pela sociedade de gestão de fundos AAA.

Segundo o documento, o titular do poder executivo delega competência à Ministra das Finanças, com a faculdade de subdelegar, para a prática dos actos decisórios e de aprovação tutelar, bem como para a verificação da validade e legalidade de todos os actos praticados no âmbito do referido Procedimento, designadamente abertura do Procedimento, constituição da Comissão de Negociação, aprovação das peças do procedimento, adjudicação das propostas, incluindo a celebração e a assinatura dos Contratos.

A rede de hotéis IU Hotel e IKA são bens pertencentes ao empresário Carlos Manuel de São Vicente e a Sociedade AAA International Limited, com sede no offshore das Bermudas, de acordo com a escritura que consta na III série do Diário da República, publicada em 2012, 06 de Janeiro.

O empresário angolano, ex-presidente do Grupo AAA, viu a justiça suíça congelar-lhe uma conta com 900 milhões de dólares norte-americanos por suspeita de se tratar de dinheiro proveniente de operações de branqueamento de capitais.

O despacho do Ministério Público da Suíça indica que foram sete as contas congeladas do ex-presidente da seguradora angolana AAA Seguros, Carlos Manuel de São Vicente.

Carlos de São Vicente é marido de Irene Alexandra da Silva Neto, antiga deputada e filha do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto.

Destas sete contas congeladas, os fundos de seis delas foram já libertados, mantendo-se congelada a conta que tem cerca de 900 milhões de dólares. Luanda Post