Morre Anne Rwigara ex-opositora de Paul Kagame

Avatar By Redacao Jan 1, 2024
Morre Anne Rwigara ex-opositora de Paul KagameMorre Anne Rwigara ex-opositora de Paul KagameMorre Anne Rwigara ex-opositora de Paul Kagame

Anne Rwigara, uma das figuras mais actuantes da oposição em Ruanda, faleceu em sua casa na Califórnia, Estados Unidos, na quinta-feira, 28 de Dezembro.

Ela tinha 41 anos e teria sucumbido à falência de múltiplos órgãos após sofrer complicações estomacais.

No entanto, segundo a mãe de Anne, a morte da filha foi surpreendente, pois ela não estava doente no momento do seu falecimento.

“Ela não estava doente. É apenas uma questão de dias. É apenas um mistério”, afirmou sua mãe, Adeline Rwigara, enquanto lamentava a infeliz morte.

De acordo News Central, a sua morte marca outra reviravolta trágica na família Rwigara, que começou quando a irmã de Anne, Diane Rwigara, anunciou em Maio de 2017 a sua intenção de concorrer à presidência contra o actual Presidente do Ruanda, Paul Kagame.

No entanto, o órgão eleitoral do Ruanda desqualificou Diane para concorrer, decidindo que as centenas de assinaturas que submeteu para validar a sua candidatura eram falsas.

Posteriormente, Anne e a sua mãe, Adeline Rwigara, passaram um ano na prisão por alegada evasão fiscal e más práticas eleitorais. Sobre as acusações de evasão fiscal, a Autoridade Tributária do Ruanda notificou a família Rwigara de que esta devia 6,7 ​​milhões de dólares em impostos.

Devido a estas condenações, o governo ruandês fechou os negócios da família e congelou as suas contas bancárias.

O governo foi ainda mais longe, leiloando a empresa de tabaco Rwigara, que na altura era o seu último activo remanescente.