Riquinho encontra-se em Portugal para realizar uma cirurgia cardíaca

Avatar By Redacao Dez 29, 2023
Bento Kangamba, Anabela Dos Santos Dinis, Silvestre Tulumba, Agnaldo Jaime e Mi Mosquito apoiam RiquinhoBento Kangamba, Anabela Dos Santos Dinis, Silvestre Tulumba, Agnaldo Jaime e Mi Mosquito apoiam Riquinho Bento Kangamba, Anabela Dos Santos Dinis, Silvestre Tulumba, Agnaldo Jaime e Mi Mosquito apoiam Riquinho

O empresário Riquinho, conhecido por ser um dos maiores apoiadores do MPLA, encontra-se em Portugal para realizar uma cirurgia cardíaca. A viagem ao país europeu para o tratamento médico, que envolve um procedimento complexo e de alto custo, foi viabilizada graças ao apoio de alguns colegas empresários e amigos ligados ao MPLA. Entre eles estão Bento Kangamba, Anabela Dos Santos Dinis, Silvestre Tulumba, Agnaldo Jaime e Mi Mosquito.

Apesar de desentendimentos anteriores com Bento Bento e Paulo Pombolo, que foram acusados pelo empresário Riquinho de ingratidão, o empresário do povo como é carinhosamente tratado, ainda é uma figura querida dentro do partido. Isso é evidente pela pronta solidariedade demonstrada por seus colegas empresários Bento Kangamba e Tulumba, assim como pela nova diretora do Gabinete de Cidadania do MPLA, ao auxiliarem na situação de saúde do empresário Henrique Miguel Riquinho. O problema de saúde foi desencadeado por um pico de tensão que afetou seu sistema cardíaco, como evidenciado em vídeos nos quais Riquinho expressa sua frustração com as dívidas e faz apelos ao presidente João Lourenço para intervir na resolução do problema. Essas dívidas acumulam-se há mais de 15 anos, abrangendo vários governos desde a época do presidente José Eduardo dos Santos.

Também foi apurado pelo Lil Pasta News que houve novos desdobramentos no processo de pagamento das dívidas de Riquinho no mês de dezembro. O Inspector Geral do Estado (IGAE) teria notificado os Ministérios das Finanças e do Desporto para obter esclarecimentos. Isso ocorreu porque todos os secretários jurídicos do presidente foram favoráveis à validação e ao pagamento das dívidas de Riquinho, o que também é corroborado pelas declarações do engenheiro Carlos Cunha, presidente do Comitê Organizador do Afrobasket, que confirmou os contratos relacionados às dívidas mencionadas pela Ministra das Finanças.

Com a aprovação jurídica, a falta de pagamento das dívidas de Riquinho, especialmente aquelas relacionadas ao Afrobasquete que já tiveram uma parte quitada, deixando pendentes os investimentos financeiros realizados no evento, é vista como uma retaliação política devido às duras intervenções contra diversos dirigentes do MPLA, bem como à forma pouco diplomática, ética e amistosa com a qual Riquinho se dirigiu ao presidente João Lourenço em áudios e vídeos.

No entanto, essa situação parece estar chegando ao fim, já que em sua última entrevista, Riquinho reconheceu os fatos, esclareceu os motivos por trás da situação e pediu desculpas ao presidente João Lourenço.

Após toda a controvérsia em torno das dívidas acumuladas ao longo de mais de 15 anos, parece que estamos nos aproximando do desfecho deste capítulo. Não apenas a saúde do empresário, que está sendo tratada com o apoio solidário de alguns membros do próprio MPLA, mas também seu retorno às grandes promoções culturais e esportivas a partir de 2024 está sendo apoiado por uma parcela significativa de militantes do MPLA. Considerando que Riquinho completará 60 anos em 27 de janeiro de 2024, o pagamento de suas dívidas seria um presente merecido e poderia funcionar como uma grande homenagem do MPLA e do Estado por tudo o que esse grande empresário e patriota fez pelo país no campo da cultura, desporto e sociedade. Lil Pasta News